Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Coreia do Sul transforma aplicativo de mapas em ‘jogo’ com prêmios

Novidade contribui com a segurança ao volante e ainda oferece créditos e descontos para os usuários

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
Em sete anos, a Coreia do Sul já evitou mais de 30.000 acidentes devido a gameficação da direção Freepik/Divulgação

A tecnologia pode favorecer a segurança viária com resultados positivos para motoristas e pedestres. Um balanço divulgado pelo governo da Coreia do Sul mostra que 30.000 acidentes foram evitados em sete anos. O segredo? Aplicativos que pontuam e premiam motoristas. Os dados foram divulgados pelo jornal Korea Herald nesta semana.

Desde 2016, os sul-coreanos têm ao menos quatro aplicativos que “jogam no trânsito”. Eles monitoram em tempo real a direção de cada motorista: como eles dirigem, fazem curvas e respeitam os limites de velocidade. Quanto maior é a direção defensiva, mais pontos o motorista ganha.


Os jogos monitoram em tempo real a direção de cada motorista: como eles dirigem, fazem curvas e respeitam os limites de velocidade. Quanto maior é a direção defensiva, mais pontos o motorista ganha Freepik/Divulgação

Conforme seu próprio comportamento ao volante, os bons motoristas ganham prêmios em dinheiro, pontos para usar em clubes de compra e sites e bons descontos em companhias de seguro.

os bons motoristas podem ganhar prêmios em dinheiro, pontos para usar em clubes de compra e sites e bons descontos em companhias de seguro TMAP/Divulgação

O Tmap Driving Score é o mais popular. Tem 19 milhões de usuários e metade deles já usou algum tipo de crédito ou desconto. Outros aplicativos como Kakao ou Carrot Members funcionam com pontos que podem ser trocados por produtos, há uma interface “gamificada” e um ranking público.


Coreia do Sul transforma aplicativo de mapas em “jogo” com prêmios TMAP/Divulgação

“Quando tirei 100 pontos no mês passado, publiquei online como se fosse uma medalha”, disse Lee Ji-yeon, funcionária de escritório de 39 anos em Incheon, ao jornal Korea Herald. “Isso me fez pensar mais sobre a forma como dirijo, mesmo quando ninguém está olhando.”

No caso do TMP, o motorista tem um mapa de oportunidades que mostra onde ele pode usar os descontos obtidos dirigindo de forma segura. Assim, pode ser o momento de uma pausa para o lanche ou para um café da tarde.


No Brasil há vários mapas de navegação, sendo o Waze e Google Maps os mais comuns. Mas ainda não existem soluções semelhantes ao que é oferecido a Coreia do Sul TMAP/Divulgação

Há uma ampla discussão sobre a privacidade dos dados dos usuários, mas com o aceite os dados são compartilhados gerando uma ampla base de dados e comportamento ao volante.

No Brasil há vários mapas de navegação, sendo o Waze e Google Maps os mais comuns. Mas não existem soluções semelhantes ao que já é oferecido aos asiáticos em vários países.


NOVO HYUNDAI CRETA LIMITED 2025 1.0 TGDI: caro demais por R$ 162 mil? VEJA O VÍDEO!

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.