DAF lança nova geração do caminhão extra-pesado XF no país
Holandesa promete mudanças em toda a linha: novidade é produzida em Ponta Grossa/PR com novo motor, câmbio e turbina prometendo até 14% de economia
Autos Carros|Marcos Camargo Jr

A DAF apresentou nesta manhã em uma live transmitida pelo Youtube a nova geração do caminhão pesado XF. No conjunto, há mudanças desde a estrutura do chassi que é mais leve e resistente, motorização já atualizada ao padrão Euro VI incluindo turbina e câmbio de 12 marchas além da inclusão de itens de segurança ativa e passiva e diversas configurações 4X2, 6X2 e 6X4.

A empresa comemora 29% de crescimento neste ano enquanto o setor de caminhões como um todo regrediu 16% segundo dados da Anfavea. Segundo a DAF o foco da expansão da marca especialmente no Nordeste. "O novo XF, que alia robustez, conforto e tecnologia a um consumo de combustível até 14% menor em comparação à versão anterior”, afirma Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

"Estamos em plena expansao e devemos chegar a 44 revendas até o final do ano. No Nordeste tivemos grande crescimento na Bahia, Maranhão, Pernambuco, no Ceará e teremos muitas novidades na região. Com certeza o plano de expansão dos nossos dealers está a todo vapor e iremos cobrir todo o território nacional", disse.
Novidades no visual e conteúdo

Além da cabine que segue o modelo já oferecido no mercado europeu o XF vem equipado com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros em duas versões: 480 cv (até 2.500 Nm a partir de 900 rpm) e 530 cv (até 2.600 Nm a partir de 1.000 rpm), novo turbo VGT com bomba de direção variável e novo câmbio ZF TraXon, automatizado, com 12 velocidades e relações mais longas.

A DAF fala em economia de até 14% em relação à versão anterior que deixa de ser produzida.

Para facilitar o trabalho em longos percursos o DAF XF traz sistemas inéditos como um Assistente de Performance do Condutor composto por vários sistemas. No Controle de Cruzeiro Preditivo por exemplo, o XF tem um piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. Outra novidade é o Sistema de Frenagem de Emergência Avançada freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal. Por fim, o Controle de Cruzeiro Adaptativo ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente como já oferecido em alguns automóveis, por exemplo.

A marca não detalhou os novos preços do XF mas comemorou os resultados obtidos no mês passado quando vendeu 2.194 unidades no mercado brasileiro. Na linha de caminhões pesados o DAF XF concorre com similares das marcas Volvo e Scania além da linha de extra-pesados da Mercedes-Benz (Actros) e MAN Volkswagen (Constellation).












