Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

DETRAN-SP decreta fim da baliza e prova da CNH poderá ser feita com carro automático

Exame prático da CNH tende a ficar mais fácil porém há críticas quanto às mudanças

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
CNH Detran SP/Divulgação

O Detran-SP implentou a partir dessa semana as novas regras para o exame prático de direção veicular no Estado de São Paulo para a Carteira Nacional de Habilitação. Com as novas regras os aspirantes poderão fazer a prova em veículos com câmbio automático e a temida prova da baliza foi retirada da avaliação.


Com a mudança, candidatos que não necessitam de adaptação veicular poderão realizar o exame em carros automáticos devidamente cadastrados, acompanhando a crescente participação desse tipo de transmissão na frota brasileira.

CNH DETRAN RJ/Divulgação

A principal alteração no percurso é o fim da etapa de baliza, fazendo com que a avaliação passe a se concentrar exclusivamente na condução em via pública. O trajeto permanece semelhante ao modelo atual, incluindo:


Conversões à direita e à esquerda

Uso correto das setas


Procedimento de parada em local permitido

Condução segura conforme as normas de trânsito


As mudanças fazem parte do programa CNH Paulista, que tem como objetivo simplificar etapas, reduzir custos e melhorar a experiência do candidato. As novas diretrizes devem ser seguidas por todas as comissões examinadoras do Estado, garantindo padronização e segurança na aplicação do exame. As regras completas e orientações oficiais estão disponíveis no site do Detran-SP, na página da CNH Paulista.

Especialistas divergem da mudança aplicada na prova. Tirar a exigência da baliza exclui uma habilidade requerida no dia a dia que é estacionar um carro entre dois veículos. Em estacionamentos a manobra é útil para estacionar entre dois carros com a distância correta. Da mesma não conhecer um carro com transmissão manual, que é a realidade da maioria dos veículos usados no Brasil (com frota que tem idade média de 11 anos) pode limitar o acesso de muitos motoristas a um veículo usado que é mais em conta.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.