Dia do Fusca: três momentos de despedida do besouro no mundo
Modelo fez sucesso no mundo inteiro e hoje é comemorado seu dia nacional alusivo ao início de sua produção em 1959
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
O Fusca teve mais de 22 milhões de unidades produzidas no mundo inteiro. Símbolo da motorização da Europa fez sucesso além do velho continente incluindo o Brasil onde chegou em 1950, foi nacionalizado em 1959 e foi produzido até 1996. Como um projeto racional e acessível no preço o Fusca foi se despedindo aos poucos no mercado abrindo espaço para novos modelos.
ESSE FUSCA ficou 30 anos em uma garagem! Veja como ele foi descoberto. Veja o vídeo!
Foi justamente em 20/01/1959 que a produção nacional foi iniciada na fábrica Anchieta da Volkswagen, unidade que segue ativa até hoje. Assim, a data é marcada como “Dia Nacional do Fusca”. Mas de volta ao passado o besouro teve importantes momentos (e polêmicas de despedida).
FUSCA 1978 com teto solar, rodas Porsche e interior caramelo! Veja o vídeo!
Fim na Alemanha: 1978
Após 30 anos o Fusca alemão deixou de ser produzido em Emdem, abrindo espaço para modelos mais modernos como o Polo e o Golf. Por legislação de segurança o Fusca deixaria o mercado naquela ocasião com 16 milhões de unidades produzidas no mundo mas seguiria em produção em vários continentes. É o modelo alemão era bem mais moderno que o “nosso” com suspensão independente na dianteira, vidros mais amplos e até versões com câmbio automático. Porém o Fusca ainda teria produção estendida na Alemanha até 1980 onde seria produzido pela pela Karmann em Osnabrück para exportação.
Fim no Brasil em dois momentos
O Fusca deixou a linha de produção brasileira em 1986 para abrir espaço aos modelos mais novos da marca como a linha Gol. Mas este não foi seu último momento, como bem sabemos. O Fusca voltaria a pedido do então presidente Itamar Franco dentro do contexto do programa do carro popular onde a Volkswagen queria mais destaque neste segmento onde estava o Gol 1000. O Fusca não estava nesse programa por conta da sua motorização 1,6 litro mas oferecia um preço competitivo e fez sucesso em sua nova chance até o ano de 1996 quando finalmente foi descontinuado.
No entanto, a foto oficial da época não marca exatamente o último modelo do Fusca que teve ainda algumas unidades produzidas a pedido de funcionários e encomendas especiais de concessionários. Foram no total 850 unidades fabricadas no pós-despedida.
Fusca mexicano; último adeus
O modelo mexicano deixou a linha de produção em Puebla no ano de 2003. Com muito sucesso, os últimos Fuscas seguiam a receita do modelo alemão e já incorporava injeção eletrônica de combustível combinada com o motor boxer refrigerado a ar. As últimas 3.000 unidades foram disputadas por colecionadores de vários países.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.