Fabricante testa pneus que rodam sem ar e não furam; saiba como eles funcionam
Michelin espera que até o fim do ano que vem os pneus estejam disponíveis para o consumidor final
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

A Michelin iniciou um projeto-piloto para testar os pneus Uptis na frota de veículos do correio francês. A empresa La Poste vai testar os pneus que dispensam o uso de ar em 40 vans Citroën Jumpy.
CITROËN E-JUMPY: por que as vans e furgões também serão ELÉTRICOS (preço, detalhes e review completo)? Veja o vídeo!
Os veículos vão rodar nos arredores de Paris, e depois também nas cidades do norte da França, já na fronteira com a Bélgica, onde as condições de estrada são as piores do país (nada comparável com as nossas, diga-se de passagem).

Os pneus Uptis foram anunciados em 2021, e espera-se que até o fim do ano que vem estejam disponíveis para o consumidor final. A sigla Uptis significa “pneu que roda sem furar”, no inglês, e o material mescla borracha e outros compostos biodegradáveis. Esse pneu é seguro e dispensa o uso de ar. Sua construção utiliza tramas de borracha que mantêm a sustentação do veículo.

Embora hoje boa parte dos pneus seja reciclada e vendida como outros tipos de produtos (chinelos, tênis, roupas e outros itens), a Michelin calcula que anualmente 200 milhões de pneus sejam trocados após um furo que invalida o seu uso de forma segura em um automóvel.

Como funcionam os pneus Uptis
Apresentada em 2021, a tecnologia dos pneus Uptis usa uma estrutura de fibra de carbono coberta por borracha. Os pneus não contam com espaço interno preenchido com ar e sim com essa estrutura, que divide o peso sobre uma trama feita desse material.

Visualmente, o pneu parece "murcho", mas ele se adapta às imperfeições do solo para um rodar tão macio quanto um pneu convencional, segundo a fabricante.














