Fastback é o nome do futuro SUV da Fiat: saiba tudo sobre ele
Novidade tem silhueta conhecida e nome revelado: lançamento será no segundo semestre
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
A Fiat confirmou hoje que seu futuro SUV cupê terá o nome de Fastback. Evocando esportividade, o novo produto ainda tem muitos detalhes a serem revelados mas uma pista divulgada pela Stellantis aponta para seu estilo definitivo bem como a motorização utilizada.
Vale lembrar que seu desenho não é nenhuma novidade. O Fiat Fastback é um SUV cupê que pode ser compacto ou médio conforme sua proporção revelada no Salão do Automóvel no já longínquo ano de 2018. "O nome Fastback faz referência direta a uma categoria super seleta de carros que têm em comum o desenho veloz e curvas dinâmicas da carroceria", diz o comunicado de imprensa que valida a caroceria cupê do novo modelo que está previsto para chegar no segundo semestre de 2022.
O comunicado continua: "o novo SUV da Fiat representa mais um marco importante na consolidação do reposicionamento da marca. Trará a essência do design italiano feito no Brasil, com linhas e formas que esbanjam esportividade e elegância. 100% projetado no Design Center South America, o veículo tem chegada prevista para o segundo semestre de 2022 e, aos poucos, mais detalhes sobre ele serão revelados".
O reposicionamento foi anunciado em 2021 com o lançamento do Fiat 500e onde essa palavra surgiu pela primeira vez na voz dos executivos da Stellantis. Outras fontes ligadas à marca dizem que a Fiat será "cada vez mais Pulse, que vai ser o SUV mais vendido do país, e menos carros de baixo valor agregado", referência direta ao Argo e ao subcompacto Mobi. Com essa "pista" é possível especular que o Fastback ficará posicionado acima do Pulse na gama Fiat e deve explorar um segmento superior, acima dos R$ 130 mil e com motorização turbinada, possivelmente o 1.3 turbo de 185cv usado na Toro e também na linha Jeep. Apesar disso é possível que o novo modelo tenha também o motor 1.0 turbo de 130cv em versões de acesso, ampliando o alcance do Fastback no mercado.
Em termos de proporções, rodas e balanço mostram que o Fastback deriva da Toro. No entanto, ele usa a plataforma MLA evoluída e derivada do Argo, apostando na faixa de maior valor agregado. Suas dimensões sugerem algo um pouco maior que o Pulse valorizando pelo caimento da carroceria cupê. Nos flagras já extensamente fotografados se nota que a roda tem cinco furos sugerindo que a suspensão da novidade deve ter reforços por conta do peso maior.
Vale lembrar que se o Fastback ficar na linha dos SUVs compactos será um bom concorrente para o Nivus. Porém, ao falar em reposicionamento e tendo o Pulse como um sucesso em termos de produto, o Fastback pode ocupar a posição de modelo médio na linha de outros produtos inclusive da Jeep como o Compass, além do Volkswagen Taos, Chevrolet Equinox e Toyota Corolla Cross. Mas ele também irá enfrentar concorrentes consagrados como o próprio Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e tantos outros. Ele seria o único modelo com carroceria cupê de maior porte do segmento o que seria uma boa estratégia para diferenciá-lo da proposta dos modelos Jeep bem como dos demais concorrentes.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.