Fiat Fiorino faz 45 anos mas não foi o primeiro utilitário da marca: relembre
Fiorino é uma derivação do modelo italiano que nasceu apenas como “pick-up”

A Fiat Fiorino completa em 2025 45 anos de trajetória no mercado brasileiro. Ícone entre os utilitários leves, o modelo se consolidou como uma das soluções mais práticas para pequenos negócios, entregadores e empresas que precisavam de agilidade no transporte urbano. Mas engana-se quem pensa que o Fiat fiorino foi o primeiro utilitário da marca no Brasil. A história remonta o ano de 1977 quando a Fiat foi pioneira no segmento de utilitários.

Antes mesmo da Fiorino, a Fiat já percebia o potencial do segmento de veículos comerciais leves no país. Em 1977, apresentou o Fiat 147 Furgão, seguido pela 147 Pickup em 1978. Esses modelos abriram caminho para o lançamento do Fiorino 147, em 1980, derivado do Fiat 147.

O furgão e a pick-up eram as primeiras derivações do 147 que tinha então apenas 1 ano e alguns meses de lançamento. Assim a Fiat expandia a “família” que nos anos 1980 teria ainda uma perua (Panorama), sedã (Oggi) e até um “hatch premium” que era o Spazio.

Compacto e versátil, o primeiro Fiorino tinha apenas 3,78 metros de comprimento, compartimento de carga fechado e opções de motor 1.3 a gasolina (61 cv e 9,9 kgfm) ou etanol (62 cv e 11,5 kgfm). Desde o início, unia baixo custo de manutenção à capacidade de atender demandas de transporte urbano.

Anos 1980
Em 1982, a chegada da frente Europa trouxe novas versões para o furgão ou picape. São hoje versões muito raras de se encontrar já que utilitários são geralmente usados à exaustão.
• Settegiorni, com bancos rebatíveis para passageiros;
• Vetrato, com janelas no compartimento de carga;
• Combinato, com bancos laterais traseiros.

Todas tinham como característica o bagageiro sobre a cabine, que aumentava a capacidade de carga. O Fiorino 147 saiu de linha em 1988, dando espaço a um projeto mais moderno. Mantendo o nome ele seria feito sobre a base do Uno.
Fiorino Furgão (1988)
Ainda em 1988 surgiu o Fiorino Furgão, agora derivado do Fiat Uno. A nova geração trouxe melhorias de design, maior eficiência e um baú com 2.700 litros de volume e 540 kg de carga útil. O modelo se consolidou entre comerciantes e prestadores de serviço, mantendo bom consumo e manutenção acessível. Durante os anos 1990 e 2000, passou por evoluções mecânicas e visuais, preservando a proposta de praticidade.

Terceira geração (2014)
A terceira geração foi lançada em 2014, construída sobre a base do Novo Uno (lançado em 2010). Entre as mudanças estavam:
• Maior capacidade de carga (650 kg);
• Design atualizado;
• Motor 1.4 EVO Flex, mais econômico e ágil no uso urbano.

Linha 2025
Na atual linha 2025, a Fiorino recebeu avanços em motorização e segurança. O utilitário passou a ser equipado com o motor 1.3 Flex de até 107 cv e 13,6 kgfm, aumento de 21 cv em relação ao anterior, além de 14% de melhoria no consumo.

O modelo também incorporou itens de segurança e tecnologia, como direção elétrica, monitoramento da pressão dos pneus (iTPMS) e sensor de temperatura externa, mantendo-se como referência no segmento de utilitários leves.
O Museu Secreto da Fiat: Segredos da Fábrica na Itália Revelados. VEJA O VÍDEO!
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














