Ford EVOS: como é o SUV esportivo que tem feito sucesso na China
Modelo tem motor 2.0 Ecoboost de 240cv e quase 5m de comprimento mas deve ficar restrito apenas ao mercado chinês
Autos Carros|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.

Um dos principais lançamentos da Ford em 2021 na China é o EVOS. Esse carro que mescla elementos de crossover com sedã e até mesmo de uma perua foi apresentado em abril, lançado oficialmente em novembro e está chegando agora às concessionárias. O modelo que tem a missão de unificar o portfólio na China (onde existe o Mondeo, o Fusion chinês) e fazer a ponte para a eletrificação pode até ser lançado aqui, a depender das vendas do modelo híbrido que ainda não foi lançado.

O modelo é arrojado e de grande porte, com 4,92m de comprimento e 3m de entre-eixos, usando motor 2.0 Ecoboost turbo quatro cilindros com injeção direta de combustível e 240cv combinado com câmbio automático de oito velocidades e tração integral. Sim, o conjunto mecânico é o mesmo do crossover Bronco e da pickup Ford Maverick já confirmada para o mercado brasileiro.

Por fora o crossover da Ford tem grade avantajada com estilo usado em alguns produtos como o Territory, farois afilados e cortados nas extremidades enquanto as lanternas tem uma espécie de "C" invertido em um conjunto único, lembrando o Fusion e o Mondeo ainda oferecido em alguns mercados.

A traseira é elevada e ascendente bem como o porta-malas tem volume superior a 500 litros, enquanto o banco traseiro pode ser deslizante para aumentar ou reduzir o volume de espaço destinado às bagagens.
Por dentro o EVOS 2022 é ainda mais arrojado. Abre mão do estilo usado por outros carros da marca e adota um conjunto visual único com uma tela central de 1,1m de comprimento, equivalente a 42 polegadas, que concentra o cluster com instrumentos do carro e também comandos de entretenimento, som e navegação integrados. O EVOS conta com controle semiautônomo nível 2 e itens como controle de cruzeiro adaptativo e manutenção do carro na faixa entre outros itens de série.

A Ford já está entregando o EVOS nas concessionárias e comemora um bom ano no mercado chinês com crescimento de 11% nas vendas mesmo com uma redução drástica no portfólio de produtos, estratégia mundial que atingiu mercados como o Brasil e até mesmo a Índia. No mercado chinês a Ford emplacou mais de 460 mil unidades incluindo as divisões Lincoln, Mercury e JMC.















