Novo Mustang Mach-E GT Performance com motor elétrico
Marcos Camargo JrEm 2023, a Ford acelerou seu cronograma de lançamentos e finalmente apresenta o Mustang Mach-E, um carro 100% elétrico, no mercado brasileiro. Este é o primeiro veículo elétrico da marca na América do Sul, com uma proposta de esportividade sem emissões e uma potência de quase 500 cv, com um preço de R$ 489 mil.
Mas que carro é esse?
Semelhança com o Mustang a combustão fica só no perfil visual
Marcos Camargo jrA Ford revelou o Mustang Mach-E sem fornecer detalhes técnicos e nem mesmo confirmou a novidade até agosto de 2022. Dado que o Mach-E ainda enfrenta longas filas de espera nos Estados Unidos, aquele não seria o melhor momento para lançá-lo aqui. Agora, a marca confirma a chegada do veículo, que tem a proposta de ser um SUV esportivo com tração integral, mantendo a tradição do Mustang Mach 1 apenas no uso do nome.
O Mustang Mach-E é construído sobre a plataforma global GE1 e herda do Mustang a combustão o alongado capô, feito em alumínio, com o característico "nariz de tubarão", uma traseira ao estilo fastback em fibra, lanternas com iluminação em três porções (tribar), entre-eixos de 2,98 metros, 4,71 metros de comprimento, 1,88 metros de largura e 1,59 metros de altura. O porta-malas tem 402 litros, além de um compartimento frontal (chamado de "frunk" pela Ford), com capacidade de 139 litros.
A motorização está dividida em dois propulsores elétricos, um em cada eixo, entregando 487 cv e 87,7 kgfm de torque, o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.
A autonomia varia entre 541 km (WLTP) e 379 km (Inmetro), graças a um conjunto de 91 kwh pesando 596 kg, dividido em 12 módulos de íons de lítio feitos em NMC (níquel, manganês e cobre). O sistema de refrigeração é líquido, prometendo uma divisão de peso equilibrada em 50% por eixo para uma dinâmica mais precisa e esportiva.
Com um ponto de carga de 11 kw, típico de um wallbox residencial, o Mustang Mach-E é recarregado em 11 horas. Em pontos de 7 kw, como os wallboxes geralmente instalados em locais comerciais, o tempo de carga é de 14 horas.
Interior com cluster horizontal de 10 polegadas e volante com nova identidade visual
Ford DivulgaçãoO Mustang Mach-E apresenta um novo sistema elétrico e utiliza uma interface eletrônica atualizada com o sistema Ford Sync4A. O veículo inclui uma tela multimídia de 15,5 polegadas, integração com o quadro de instrumentos de 10,2 polegadas em alta resolução, GPS nativo, perfis programáveis, suporte para Apple CarPlay e Android Auto sem fio e seis entradas USB, com opção de personalização da tela.
Painel de 10 polegadas na posição horizontal
Ford DivulgaçãoEm termos de segurança, o veículo oferece nove airbags, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, alerta de colisão, detecção e manutenção na faixa, além de leitura de placas, entre outros recursos.
Entre os itens de comodidade, destacam-se teto solar termo reflexivo fixo, estacionamento automático, câmera 360 graus, carregador por indução, freio de estacionamento elétrico, sistema de som Bang&Olufsen com nove alto-falantes, subwoofer e um conjunto de 560 watts.
Traseira "Fastback" do Mustang com as lanternas tripartidas
Marcos Camargo JrO Mustang Mach-E chega em uma única versão, o GT Performance, com três anos de garantia para o veículo e oito anos de garantia para motores e bateria, sem limite de quilometragem. Estará disponível em 110 concessionárias da rede, com manutenção em 50 pontos de venda em todo o Brasil.
O ousado Mach-E pretende competir com o Porsche Taycan, Audi e-Tron GT e BMW i4 M50, todos equipados com dois motores elétricos e potência ligeiramente superior ao Ford, mas com preços consideravelmente mais altos do que o estreante Mustang. O veículo está disponível em sete cores, incluindo vermelho, azul, branco, preto e cinza.
Bateria em NMC com células de íons de lítio e capacidade de 91kwh
Ford reproduçãoEntre as novidades do lançamento do Ford Mustang Mach-E está uma parceria com a EZ-Volt, que oferece um ano ou 950 kw de carga gratuita na rede de 800 pontos de carga distribuídos em 15 estados. Além disso, os clientes do novo crossover recebem um wallbox, graças a uma parceria com a WEG.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.