Ford Transit 2022: conheça as primeiras impressões da novidade
Importada do Uruguai, nova geração traz motor que promete mais eficiência e dispositivos de segurança únicos no segmento
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
Ao lançar a nova geração da Transit no país a Ford enfrenta um grande desafio desta nova fase: convencer consumidores “órfãos” do segmento a voltarem para a marca. Isso porque a antiga geração foi comercializada entre 2009 e 2014 e agora retorna com a promessa de um modelo mais moderno, conectado e principalmente seguro.
NOVA FORD TRANSIT 2022 É MELHOR QUE A SPRINTER? Andei com a novidade em uma pista de verdade! Veja o vídeo!
Para isso, a Ford organizou um teste drive em circuito fechado na pista da Goodyear, em Americana/SP. Em pauta: uma avaliação das tecnologias semiautônomas de assistência ao motorista assim como a dirigibilidade da Transit 2022 disponível nas versões furgão envidraçado (Vidrado), e também 14+1, 15+1, 17+1 e 18+1 lugares.
Direção segura
A proposta da Ford era mostrar o funcionamento da Transit em situações mais extremas. Assim, foi possível testar o funcionamento do piloto automático adaptativo, o assistente de permanência em faixa e a assistência autônoma de frenagem de emergência. Este dispositivo freia totalmente o veículo em velocidades de até 50km/h até a parada total ou reduz a velocidade em até 50% de forma bem eficiente.
No caso do controle de Cruzeiro adaptativo, é possível ajustar a velocidade e distância do veículo à frente, um dispositivo que pode ajudar motoristas em trechos de estrada, por exemplo.
Controle de torque
Além de testar a direção da nova Ford Transit, um piloto profissional demonstrou o uso extremo da van em uma pista molhada com desvios rápidos de trajetória, acelerações e frenagens extremos. Para isso, a Ford foi ousada e levou à pista uma Mercedes-Benz Sprinter para demostrar a diferença.
No trecho de Slalon, os controles de estabilidade e tração atuam de modo a não interferir tanto na entrega de torque do motor da Transit permitindo um desempenho melhor. Há dispositivos como sensor anticapotamento e de controle de torque em curvas.
“Ficha técnica”
Ao longo do teste tivemos um primeiro contato com a Transit que vem sempre equipada com o novo motor 2.0 Ecoblue turbodiesel que entrega 170cv e 41,3kgfm de torque associado ao câmbio manual de seis velocidades. Mesmo sem fazer um teste com passageiros, foi possível perceber que o torque elevado e conforto acústico (20% melhor que a concorrência), combinado com novos itens como multimídia SYNC Move de 8” com espelhamento Android e Apple CarPlay cluster analógico e digital de 4 polegadas, auto start-stop, três modos de condução e funcionamento integrado com o aplicativo FordPass, integram um conjunto mais tecnológico que a antiga geração.
São itens de série soluções como estribo elétrico, alternador de ciclo otimizado que aproveita as desacelerações para poupar energia, direção elétrica, freio a disco nas quatro rodas com ABS, computador de bordo, auxílio de partida em rampas, Câmera de ré elevada, sensor traseiro de estacionamento e retrovisores elétricos com repetidor de seta.
As primeiras 350 unidades da Ford Transit vendidas no país virão com o contrato Ford Protect Manutenção Premium que inclui as três primeiras revisões e peças de desgaste do veículo pelo período de 36 meses ou 60.000 km (o que ocorrer primeiro). A proposta da Transit é oferecer não só o melhor produto, mas uma solução completa de venda e pós-venda para garantir o melhor retorno para os clientes”, diz Flávio Costa, gerente de Vendas de Veículos Comerciais da Ford.
No evento, a Ford mostrou ainda a Transit com conversão feita para veículo escolar. Neste caso é usado como base o furgão envidraçado de 15 lugares que recebe bancos e itens específicos para capacidade de até 23 crianças.
Agora a Ford Transit enfrenta o mundo real no concorrido segmento de vans médias e grandes. Enfrentará a tradição da Mercedes-Sprinter pois embora a Ford seja mais equipada a fabricação ininterrupta do modelo da marca alemã e uma rede estabelecida de concessionárias é um ponto a favor da concorrente.
FORD TRANSIT está de volta! Novo motor 2.0 turbodiesel. Vai superar Sprinter, Ducato e Master ? Veja o vídeo!
Olhando para frente, a Ford busca um novo espaço neste segmento disputado que tem ainda modelos concorrentes como Renault Master, Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper. A Ford ainda não divulgou o preço oficial da Transit. A marca informa que o valor pode variar conforme a versão, a condição tributária de cada estado e o tipo de compra (se unitária ou uma frota), razão pela qual o valor da van deve ser consultado na rede de concessionários.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.