Gasolina mais barata? Veja como economizar ainda mais no dia a dia
Com medidas de economia é possível chegar a 20% de redução
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Nesta semana a Petrobras anunciou uma redução se 4,9% no preço do litro de gasolina comum em todo o país. Para conter a inflação e acompanhando a redução do dólar nos últimos meses, a estatal reduz o preço da gasolina nas refinarias.
Na prática a redução para o consumidor final será menor, como estima a Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis). A entidade aposta em uma redução de cerca de R$ 0,09 na bomba.

Se a gasolina vai ter preço reduzido, é sempre bom lembrar algumas dicas práticas que podem ajudar a economizar no final do mês. O R7-Autos Carros destaca algumas dicas que podem representar até 20% de economia.
A economia começa cedo
O primeiro passo para economizar combustível começa saindo da garagem de casa. O ideal, é ligar o veículo e aguardar alguns segundos para em seguida acelerar de forma bem moderada. O motor ainda não atingiu a temperatura ideal de funcionamento e o consumo de combustível é sempre maior neste momento.

Ao acelerar o veículo é preciso fazê-lo de forma gradativa antecipando-se nas paradas em semáforos, evitando o chamado “desperdício de energia”. O ideal é chegar às marchas mais altas quanto antes para que o motor trabalhe em um nível de rotação mais baixo, o que também economiza combustível.

Em carros automáticos o ideal é acelerar de forma gradativa até chegar na velocidade ideal e manter o veículo em velocidade constante sempre que for possível. É sempre bom lembrar que a manutenção do carro deve estar em dia e isso começa pela troca de óleo.
Ela deve ser feita no máximo a cada 10.000 km rodados, utilizando o fluido recomendado pela montadora do veículo. Os filtros de ar, de óleo e de combustível também devem ser substituídos de forma preventiva. Eles ajudam a filtrar impurezas e permitem que a combustão aconteçam de forma mais eficiente.

Porta-malas e calibragem
Outra medida importante é evitar levar itens desnecessários no porta-malas. Quanto menos peso, menor será o consumo. Outra medida importante é fazer a calibragem dos pneus semanalmente. Com pneus murchos o arrasto do veículo será maior e assim o consumo também será mais elevado. Consulte o manual do veículo para saber qual a pressão indicada para os pneus.

Eficiência também é cálculo. Evite fazer pequenos deslocamentos que poderiam ser feitos a pé, por exemplo. Alguns trajetos também podem ser mais rápidos usando o transporte público que além de tudo é mais econômico e amigo do meio ambiente. Dessa forma, a eficiência do veículo pode aumentar até 20% chegando a um nível mais alto do que a redução anunciada para os distribuidores de combustível.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













