Histórico: Carros elétricos superaram carros a gasolina nas vendas na Europa em 2025
BYD, Changan, MG e Geely são destaque em um ano de crescimento de 50% das vendas de carros elétricos
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Pela primeira vez na história, os veículos elétricos movidos exclusivamente a bateria (BEVs) superaram as vendas de carros a gasolina na Europa — marcando uma virada simbólica no mercado automotivo do continente.
O feito aconteceu em dezembro de 2025, quando os elétricos representaram 22,6% das novas matrículas, ligeiramente acima dos 22,5% dos carros movidos apenas a gasolina.
Crescimento acima de 2024
No acumulado de 2025, o mercado europeu manteve uma trajetória de crescimento nos veículos eletrificados.
Somando todas as categorias elétricas — elétricos a bateria, híbridos e híbridos plug-in — o total de emplacamentos foi significativamente maior do que no ano anterior, com destaque para o salto das vendas de BEVs individuais.

Os veículos elétricos a bateria aumentaram seus emplacamentos em cerca de 50% em dezembro em relação a 2024, impulsionados por uma forte demanda de novos compradores.
A participação combinada de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in chegou a cerca de 67% das vendas totais no mercado ampliado (incluindo UE, Reino Unido e países da EFTA) em dezembro.
O volume total de carros vendidos no ano de 2025 nessas regiões atingiu aproximadamente 13,3 milhões de unidades, o maior montante desde 2019.

Montadoras europeias como Volkswagen, Renault e BMW aceleraram o lançamento de modelos elétricos com preços mais acessíveis, mas o destaque mesmo ficou com marcas como BYD, Changan, MG e Geely que vêm ampliando sua presença no mercado europeu com preços agressivos e pacotes de equipamentos atraentes, contribuindo para o aumento das vendas de carros elétricos.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











