Honda CB 300F Twister: testamos a nova geração da esportiva de entrada
Motor mais esperto e embreagem deslizante tornam pilotagem mais confortável
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
A Honda tem longa tradição em motocicletas esportivas de entrada. Depois da Twister, Tornado e CB 250F Twister de 2015, nasce a CB 300F Twister. O R7-Autos Carros testou a CB 300F que é uma moto nova, com estrutura, motor e itens de série novos além de visual da CB 500F.
Assim, ela vira uma aspirante a F com chave fora do painel, um desenho mais esportivo no tanque e ao acionar a ignição se nota que ela é leve, estreita e ao mesmo tempo ágil para pilotagem mas cidades e na estrada.
Suspensão da 500 e motor novo
Falando nisso a suspensão da CB 300F traz o ajuste do modelo de 500cc com tubos de 41 mm de diâmetro e curso de 130mm e na traseira sistema monoamortecido e molas duplas com curso de 120 mm.
O motor monocilíndrico tem 296,5cc com pistão maior de 77mm com o mesmo curso aplicado na 250 antiga. Ele rende 24,7cv a 7500rpm e 2,6kgfm a 5.500rpm. Embora tenha o radiador na frente ele serve para resfriar o óleo pois a refrigeração do motor é feita a ar. O câmbio tem seis velocidades com um detalhe importante: a embreagem é do tipo deslizante que torna a pilotagem bem confortável.
Nas estradas, mais fôlego
Pilotar a Honda CB 300F é sentir melhor as evoluções de uma motocicleta desejada e ao mesmo tempo eficiente. Ela “encaixa” o piloto em posição esportiva colado ao tanque e com os pés para trás o que resulta numa integração maior entre piloto e motocicleta. O motor com 24,6cv é visivelmente mais ágil e as trocas de marcha com a embreagem deslizante melhora o conforto.
As primeiras marchas são curtas enquanto a última tem uma função de overdrive. Na cidade, há ganho de agilidade e na estrada uma sensação de alívio frente às transmissões de cinco marchas. Os pneus Pirelli Rosso III permitem uma pilotagem bem esportiva com boas inclinações e os freios ABS fazem bem o seu trabalho em frenagens firmes. Há também a versão CBS de freios combinados.
1 MOTO A CADA 20 segundos: visitei a fábrica da Honda em Manaus. Veja o vídeo!
Os faróis em LED tem uma linha boa de corte para pilotagem à noite e o consumo ficou em torno de 36km/l, um pouco menos do que a medição oficial da Honda. O painel é do tipo LCD com boa mostra de instrumentos, porém com conta giros pequeno. Como companheira do dia a dia, a CB 300F mostra-se versátil e de boa pilotagem que segue referência no segmento tal qual a Yamaha Fazer FZ25. Embora seja visada, a proteção de um seguro ou rastreamento vão ajudar a rodar com maior segurança.
Em um momento de novas marcas como a Bajaj e Zontes, vale a pena testar a nova CB 300F para ter referência de dirigibilidade de um produto renovado e com três anos de garantia dentro da maior rede de concessionários entre os concorrentes. A CB 300F custa R$ 21.090,00 no site da Honda mas com o ágio cobrado na rede chega facilmente a R$ 25 mil.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.