Resumindo a Notícia
- Novo crossover compacto estreia no segundo semestre de 2023
- Plataforma CMP é a mesma do novo Citroën C3
- Marca do grupo Stellantis terá opções de motorização 1.6 ou 1.0 turbo (Fiat)
- Lançamento na Índia ocorrerá no primeiro semestre do próximo ano
Projeção do designer Kleber Silva mostra estilo e proposta do novo Citroën C3 que pode resgatar o nome "Aicross"
Kleber SilvaA Citröen mal falou sobre seu próximo lançamento no Brasil e já surgem notícias sobre o desenvolvimento do novo SUV baseado no C3. O canal indiano The Car Show divulgou imagens exclusivas do novo produto da Stellantis rodando em testes finais de validação.
Maior do que o C3, o novo crossover terá rodas aro 16, maior altura do solo e comprimento mais longo que o hatch
The Car Show ReproduçãoA novidade usa a plataforma CMP feita no Rio de Janeiro do recém lançado C3. Porém, além do tamanho ampliado se nota a diferença do balanço traseiro mais largo. As imagens de projeção são do designer Kleber Silva.
Projeção mostra dianteira bem semelhante ao do novo Citroën C3
Kleber SilvaO desenho do carro, seguindo a orientação do modelo camuflado, terá muitos elementos do C3 como a dianteira que é quase idêntica. Na traseira é que se nota o recorte dos vidros com perfil mais reto e as lanternas ampliadas mas repetindo o estilo do hatch recém lançado.
As imagens mostram ainda que o crossover terá mesmo sete lugares. Com perfil reduzido, o Citröen C3 “SUV” terá mais perfil semelhante ao do Nissan Magnite e do Renault Triber, ambos modelos focados no mercado indiano, e não modelos como Jeep Commander e Tiggo 8.
Dianteira guarda diversas semelhanças com o novo Citroën C3
The Car Show ReproduçãoAinda é cedo para falar em motorização mas a Citröen, que segue estratégia de aumentar o market share no plano “4ALL” (do inglês “para todos”), terá na prateleira o conhecido motor EC5 1.6 aspirado de 120cv além do 1.0 T200 da Fiat que desenvolve em torno de 130cv. As duas soluções tornariam o novo crossover viável para brigar em preço com modelos pequenos e com a vantagem dos sete lugares algo inexistente nos modelos de acesso.
Inclusive, seu nome deverá ressuscitar o nome “Aircross” usado por aqui ao longo de muito tempo e que difere do modelo europeu que é bem mais refinado. Já na Índia ele pode usar o nome “Citröen C3 Plus” seguindo o sufixo adotado por outros concorrentes.
Executivos da Citröen disseram que o próximo lançamento será um SUV que chega ainda no próximo ano. Já o sedã baseado na mesma plataforma fica para 2024.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.