IPVA 2025: veja onde pagar, valor e como negociar imposto em atraso
Imposto começa a ser cobrado em janeiro e quem não pagar fica impedido de licenciar o veículo
O Governo do Estado de SP divulgou informações sobre o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2025 que começa a ser cobrado em janeiro. Conforme a pesquisa da tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o imposto ficará em média 0,57% mais barato, pois a referência de preços dos veículos caiu ao longo do ano de 2024. Só em SP cerca de 19 milhões de veículos estão sujeitos ao pagamento do tributo.
Já é possível consultar o valor do imposto no site da Secretaria da Fazenda neste link
IPVA mais em conta: por que?
A apuração do imposto foi feita pela FIPE considerando 13,08 marcas e versões de veículos considerando o valor da tabela em setembro deste ano. O IPVA dos carros ficou 1,97% mais em conta, caminhonete e utilitários ficaram 3,55% mais baratos, mas motos e similares tiveram aumento de 4,08%. Na média, a queda ficou em 0,57%, mas, ao mesmo tempo, a tabela FIPE dos veículos também se desvalorizou. A expectativa é de arrecadar cerca de R$ 30,5 bilhões.
Qual é o valor do IPVA
No estado de São Paulo a alíquota é de 4% para veículos de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões. No próximo ano, veículos híbridos flex ficarão isentos do IPVA, mas modelos elétricos serão incluídos no cálculo normalmente.
Como pagar o IPVA
O imposto deve ser pago na rede bancária: nas agências, casas lotéricas ou aplicativos de bancos. É possível fazer o pagamento via PIX ou optar pelo parcelamento. Também é possível pagar de forma parcelada via cartão de crédito, mas a instituição precisa estar credenciada junto à Secretaria da Fazenda e Planejamento. Veja aqui a lista das instituições credenciadas:
https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/ipva/Paginas/bancos-autorizados.aspx
O que acontece se não pagar o IPVA
O resultado de não pagar o IPVA é que o licenciamento do veículo fica impedido. Assim, com documento atrasado o veículo fica sujeito a multa e apreensão do veículo. Veículos com IPVA em atraso também tem o CPF do proprietário inscrito na dívida ativa após cobrança de juros e multas.
Atualmente há um programa de parcelamento ativo no estado de São Paulo diretamente no órgão competente (Secretaria da Fazenda). Para consultar o valor em atraso o contribuinte pode acessar esse link e fazer a consulta pelo CPF e optar por “parcelamento” ou “liquidar” a
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.