Já testamos o novo Peugeot 3008 2022: veja
Crossover médio tem pacote aprimorado de condução semiautonoma, novo visual e mantém motor 1.6 THP a gasolina
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
No ano dos Crossovers médios com a estreia do Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross a Peugeot responde com a renovação do 3008, sucesso de vendas da Europa e que ganha as mesmas mudanças estéticas já disponíveis no velho continente. Mas a marca do grupo Stellantis quer se destacar dos seus pares onde estão também o Jeep Compass recentemente renovado, Chevrolet Equinox, Ford Territory e Caoa Chery Tiggo 7.
NOVO PEUGEOT 3008: beleza é tudo para bater Compass, Taos, Corolla Cross e Equinox? Quanto custa? Veja o vídeo!
O estilo do Crossover é novo com uma nova dianteira “frameless” com uma grade formando um efeito degradê infinito, o conjunto luminoso em LED com o estilo dente de sabre que estreou no Peugeot 208 no ano passado. O novo logo do leão ainda não foi aplicado ao 3008 que teve na traseira um novo aplique em preto cintilante com o emblema em relevo na mesma cor assim como o teto.
Em termos de medida o modelo da Peugeot não mudou. O SUV continua com 4447mm de comprimento, 1906mm de largura (sem os retrovisores), 1625mm de altura e 2675mm de entre-eixos.
O 3008 segue bem generoso nas medidas e ganhou mecanismo de abertura e fechamento da tampa de forma eletrica e o teto solar é panorâmico e elétrico.
Por dentro a qualidade percebida se mantém onde o 3008 se destaca dos concorrentes. Há materiais de toque suave, metal frio, camurça no revestimento parcial das portas com iluminação ambiente e bancos que mesclam Alcântara, couro e costura em tom cintilante de bom gosto. Outra evolução está na multimídia com 10 polegadas, comandos minimalistas na tela, conexão com Apple CarPlay e Android Auto com fio, navegação própria é novo cluster digital de 12,3 polegadas mantendo o i-Cockpit do Peugeot 3008.
A bordo da novidade
Testamos o Peugeot 3008 durante um dia percorrendo um trecho de 400km a bordo do Crossover renovado. O motor 1.6 THP a gasolina turbo de 165cv com injeção direta não teve mudanças: tem 24,5kgfm de torque já disponíveis em 1.400rpm e segue bem disposto e silencioso em boa parte do tempo. Combinado com câmbio automático de seis marchas, é suave e ágil para o dia a dia e só se ouve um ruído de funcionamento a partir das 4.000rpm.
Com controle de tração e estabilidade, o pacote de segurança é generoso no modelo francês. O sistema de condução semiautonomo foi aprimorado com alertas no painel digital: há sistema de manutenção do carro na faixa, alerta e frenagem de emergência, leitor de placas e também de ponto cego alem de monitoramento de atenção do motorista ao volante com sensor de fadiga e tato ao volante. Durante o nosso teste o sistema funcionou a contento.
Já na multimídia apesar da renovação o Peugeot 3008 ficou devendo conexão sem fio, algo que alguns concorrentes já oferecem. A navegação por GPS ficou fora do ar boa parte do tempo e por alguns momentos o equipamento foi reiniciado. Apesar disso os comandos são bem intuitivos e simplificados e o sistema de som Focal de alta fidelidade traz boa reprodução de audio.
O Peugeot 3008 chega em duas versões: Griffe e GT, com a mesma motorização e pequenos detalhes de conteúdo a seguir.
Versões e preços
Durante a apresentação de lançamento que ocorreu na manhã desta segunda-feira (21), a Peugeot revelou que adota uma proposta agressiva de preço. Confira abaixo o conteúdo de cada versão e seus respectivos preços.
Peugeot 3008 Griffe - R$ 229.900
De serie o modelo vem com grade dianteira “frameless” com detalhes cromados, acabamento cromado nas proteções laterais, barras de teto em alumínio, bancos em couro com ajuste elétrico, central multimídia com tela de 8”, abertura elétrica do portal-malas e park assist 360.
Peugeot 3008 GT Pack - R$ 249.990
Acabamento exclusivo GT Black Pack, grade dianteira frameless “Dark Chrome”, detalhes Dark Chrome na carroceria, barras de teto Dark Chrome, retrovisor Dark Chrome, central multimídia com tela de 10”, sistema de som premium hi-fi focal e bancos revestidos em Alcântara com ajustes elétricos e massageador.
O conjunto do Peugeot 3008 sempre foi muito completo com dinâmica de condução agradavel, desempenho acima da média com o motor THP que ainda bebe apenas gasolina e acabamento de fazer inveja aos competidores. Resta saber se o posicionamento de preços, acima de todos eles, irá convencer compradores a migrarem ou continuarem na linha em favor do Crossover renovado.
*Em colaboração Guilherme Magna
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.