Jeep lança Compass 4xe híbrido no Brasil por R$ 349 mil; R7 já testou
Crossover ganhou novos equipamentos e vem importado da Itália com motor 1.3 turbo a combustão e outro elétrico, que somam 240 cv
Autos Carros|Do R7
Depois de divulgar diversas imagens em teasers, a Jeep lançou o Compass 4xe híbrido no Brasil, onde será comercializado por R$ 349.990 em versão única. O crossover não teve mudanças visuais profundas, apenas ganhou uma tonalidade azul nas logomarcas da empresa, do carro e da versão. Além disso, será posicionado acima da configuração S e terá novos equipamentos exclusivos, o que torna a opção topo de linha. Já o motor será 1.3 litro turbo, com outro elétrico, que juntos entregam 240 cv. O R7 Autos Carros já andou no SUV.
O que não mudou – visualmente não há mudanças profundas. Portanto, segue o padrão que consagrou o Compass no Brasil e no mundo. Dito isso, a versão híbrida traz alguns equipamentos já conhecidos, como painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de smartphone por indução, sete airbags, teto solar panorâmico Command View, além de piloto automático adaptativo, frenagem autônoma com reconhecimento de pedestres, ciclistas e veículos, sistema de reconhecimento de placas de trânsito, detector de fadiga do motorista, park assist, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa e monitoramento de pontos cegos. Diferentemente do modelo pernambucano, o modelo 4Xe é feito em Melfi, na Itália.
O que há de novo – se não houve mudanças no design, a Jeep colocou novos equipamentos no Compass 4xe. O crossover passa a contar com câmera de 360º e sistema de som premium da Alpine com 8 alto-falantes, subwoofer e 506 watts de potência, além do sistema Adventure Intelligence com a Alexa da Amazon, que também está presente no Commander. Esse sistema permite ao motorista pesquisar pontos de recarga para o modelo plugin diretamente na central multimídia. Vale lembrar que aplicativos gratuitos no celular fazem a mesma função.
O utilitário esportivo também poderá ser comprado com as novas cores azul shade, branco alpine, prata glacier e black. As rodas de liga leve de 19 polegadas receberam um acabamento exclusivo na tonalidade preta.
Mecânica – o novo Jeep Compass 4xe híbrido vem equipado com um motor de 1.3 litro turbo a gasolina que entrega 180 cv a 5.750 rpm com torque de 27,5 kgfm a 1.750 rpm. Esse propulsor ainda conta com sistema eletro-hidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape e motor gerador auxiliar acoplado para gerar energia aos sistemas elétricos. Além disso, tem um trem de força elétrico no eixo traseiro colocado na transversal, que entrega 60 cv e tem torque de 25 kgfm. Juntos, os dois motores entregam a potência de 240 cv.
Por ser um híbrido plug-in, o crossover pode utilizar apenas o propulsor elétrico para rodar. Por conta disso, tem bateria de 11,4 kWh e uma autonomia no modo elétrico de 44 km. Em uma Wallbox de 7,4 kw, que será comercializada pela Jeep em parceria com a Weg, será possível carregar as baterias em 1,6 hora. Já em uma tomada-padrão pode levar até 4 horas.
Mesmo com as baterias, o modelo não teve alterações nas dimensões. Dessa forma, segue com 4.404 mm de comprimento, 2.636 mm de entre-eixos, 1.645 mm de altura e 1.819 mm de largura. A capacidade do porta-malas é de 420 litros e a do tanque de combustível, de 36,5 litros.
Segundo a Jeep, o novo Compass 4xe pode cumprir de zero a 100 km/h em 6,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 206 km/h. O consumo no trecho urbano é de 25,4 km/l e de 24,2 km/l na estrada, além de ter autonomia no modo híbrido de 927 km. Para ter uma ideia, a versão convencional faz de zero a 100 km/h em 9,4 segundos e em testes feitos pelo R7 Autos Carros com a versão S o consumo foi de 7 km/l rodando com etanol e de 9 km/l com gasolina.
Outra novidade são os três modos de condução. O motorista tem a opção de utilizar o modo híbrido, que privilegia o motor elétrico mas aciona o motor a combustão atrás de algoritmos para conferir mais eficiência à direção. Já o modo elétrico utiliza 100% o motor elétrico, que pode atingir a velocidade máxima de até 130 km/h. Por fim, tem a opção E-Save, que prioriza a recarga da bateria, com a utilização do motor a gasolina sendo ideal quando as baterias do elétrico estão em níveis muito baixos.
Ao volante – o R7 Autos Carros pôde avaliar o novo Jeep Compass 4xe na cidade de São Miguel do Gostoso, no estado do Rio Grande do Norte, semanas antes do lançamento. Na avaliação foi possível andar aproximadamente 40 quilômetros com o crossover em trechos urbano, rodoviário e não asfaltado.
Apesar de ser uma nova versão, não há mudanças na dirigibilidade do modelo, que continua boa, assim como a ergonomia. Ao selecionar o modo E-Save, que praticamente utiliza apenas o motor a gasolina, o motorista não sentirá diferença em relação à configuração convencional, que responde bem a partir dos 1.750 rpm, além de entregar potência em boa parte com baixo ruído dentro da cabine.
A diferença fica por conta do torque do motor elétrico, que faz o crossover sair e ter retomadas com mais agilidade, assim como acontece em carros 100% eletrificados. Logicamente, quando se utiliza apenas o propulsor a gasolina, não há mudança. Já no modo híbrido o Compass 4xe mantém a agilidade da condução 100% eletrificada.
A marca também ampliou a capacidade off-road do SUV médio com sistema seletor de terrenos. Contudo, na avaliação, quando foi possível testá-lo fora de estrada, nota-se que, apesar da tração integral, a intenção da Jeep era oferecer mais uma opção off-road leve e moderada, mas nada muito além disso. Vale ressaltar que os pneus têm a medida de 235/45 e são esportivos, o que pode ter contribuído para que o carro não tenha tanta firmeza no uso off-road. Mas na estrada, ao acelerar, notam-se o acerto mecânico e a sintonia entre os dois motores, trabalhando juntos.
Em relação aos novos equipamentos, a câmera de 360º ajuda em manobras e o Adventure Intelligence é uma boa ferramenta para procurar pontos de recarga. Além disso, o sistema de som Alpine tem um som limpo e potente. Ou seja, quem gosta de uma boa música dentro da cabine não tem do que reclamar. O acabamento continua com um ótimo padrão, que nesta versão conta com um tom escurecido.
Concorrentes – pelo preço, o Jeep Compass 4xe terá como concorrentes o Toyota Rav4 Hybrid, o Volvo XC60 e o recém-lançado Lexus NX 350h. Já no futuro pode ganhar os rivais Kia Sportage e Caoa Chery Tiggo 8 Pro híbrido, que podem chegar ao Brasil ainda neste ano. Em relação às versões híbridas do Toyota Corolla Cross, um rival direto nas configurações a combustão, não deve rivalizar diretamente com elas, uma vez que são mais baratas do que o crossover da Jeep e têm apenas tração 4x2. Para uma mudança de chave na linha Jeep, o Compass é um bom começo e sua tecnologia pode se nacionalizar aqui com o tempo.
*Em colaboração com Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.