Ponto de carga armazena energia elétrico a partir de placas solares fotovoltaicas
Henrique PereiraA Jaguar Land Rover inaugurou nessa semana no Rio de Janeiro um ponto de carga com baterias recicladas para armazenar energia usada em recarga de carros elétricos. O projeto tem parceria entre a própria Jaguar Land Rover (JLR) e a Energy Source, WEG e EZ Volt e fica dentro da concessionária Land Rio, na zona oeste da cidade.
Com o reuso das baterias, é possível armazenar energia que nesse caso é obtido por captação de energia solar utilizando painéis fotovoltaicos já instalados na concessionária Land Rio, primeira concessionária com o conceito Carbono Zero da JLR.
Ponto de carga da Jaguar Land Rover na concessionária Land Rio, zona oeste do Rio de Janeiro
JLR DivulgaçãoAs baterias de íons de lítio usadas foram retiradas de carros da linha I-Pace que foram substituídas por outros módulos, mas ainda tem boa capacidade de armazenar energia elétrica. Essa energia alimenta um carregador de veículo elétrico, utilizando um carregador de 22kw da empresa WEG.
Inauguração do ponto de carga que usa energia solar armazenada em bancos de baterias retiradas de outros carros
JLR Divulgação“As baterias de produtos eletrificados da JLR que seriam descartadas agora vão novamente fornecer energia para o carregamento de veículos elétricos. Isso nos mostra que com inteligência e trabalho em equipe ainda é possível criar estratégias e alternativas sustentáveis em prol do nosso planeta”, disse Joao Oliveira, presidente da JLR na América Latina e Caribe.
Francisco Ferraz Magalhães, Diretor da Land Rio, destaca a “...utilização de painéis solares como principal fonte de energia e o armazenamento de água da chuva, que posteriormente é reutilizada. Fomos a primeira concessionária Jaguar Land Rover no mundo a neutralizar 100% das nossas emissões de carbono, concluindo os escopos 1 e 2 no protocolo GHG (Greenhouse Gas)”.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.