Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Latin NCAP: Yaris vai mal em teste de colisão e Toyota responde  

Modelo compacto foi mal avaliado em teste de colisão lateral por ter somente dois airbags  

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

  • Google News
Modelo brasileiro tem duas bolsas infláveis anticolisão
Modelo brasileiro tem duas bolsas infláveis anticolisão

O Latin NCAP divulgou uma nova rodada de resultados dos testes de colisão feitos nos veículos vendidos na América Latina. O Toyota Yaris da atual geração equipado com duplo airbag e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) obteve uma estrela de cinco possíveis no teste de colisão.

YARIS USADO VALE A PENA? Problemas, características, análise e detalhes do Toyota. Veja o vídeo!


No comunicado de imprensa divulgado no Brasil pela Proteste, associação de consumidores, não ficou claro se o modelo avaliado foi produzido no Brasil ou na Ásia. No entanto a Toyota do Brasil esclareceu que o modelo testado é fabricado na Tailândia mas comercializado em países da região como Mexico, Chile, Bolívia, Costa Rica, República Dominicana, Peru, Panamá e Equador. O modelo oferecido no Brasil é fabricado em Sorocaba e abastece também os mercados da Colômbia e Argentina.

Carro ainda conta com controle de tração e estabilidade, freio ABS dianteiro e dispositivo Isofix de fixação de cadeirinhas infantis
Carro ainda conta com controle de tração e estabilidade, freio ABS dianteiro e dispositivo Isofix de fixação de cadeirinhas infantis

Embora use a mesma plataforma os veículos tem ofertas distintas de equipamentos de segurança. “No teste de impacto frontal, unidade avaliada em 2019, a estrutura do habitáculo e a área da zona dos pés foram consideradas instáveis. Durante o impacto lateral do Latin NCAP, a porta se abriu; isso significa que o veículo não teria sido aprovado no teste UN95, já que tem a mesma configuração do Regulamento UN95. O Sistema de Aviso de uso do Cinto de Segurança (SBR) do Yaris não detectou o passageiro da frente”, diz o comunicado.


AINDA VALE A PENA COMPRAR O TOYOTA YARIS? Por R$ 86 mil ele é melhor que Onix Plus, Logan e HB20S? Veja o vídeo!

Na avaliação, o veículo tailandês apresentou instabilidade e proteção fraca no caso impacto lateral, proteção marginal na chicotada cervical, ausência de airbags padrão para proteção de cabeça e falta de Aviso de Cinto de Segurança (SBR). O modelo atingiu 41,43% em Proteção de Ocupantes Adultos, 63,85% em Proteção de Ocupantes Crianças, 61,63% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 41,86% em Sistemas de Assistência à Segurança.


Em 2019 o Latin NCAP avaliou o Yaris que foi qualificado como quatro estrelas
Em 2019 o Latin NCAP avaliou o Yaris que foi qualificado como quatro estrelas

Em 2019 o Latin NCAP avaliou o Yaris que foi qualificado como quatro estrelas. No entanto, com novos itens de segurança implementados e exigidos pela legislação agora, os resultados foram recalculados e o teste de de 2019 passa por um processo de auditoria.

Sistema de Aviso de uso do Cinto de Segurança (SBR) do Yaris não detectou o passageiro da frente
Sistema de Aviso de uso do Cinto de Segurança (SBR) do Yaris não detectou o passageiro da frente

"O Latin NCAP incentiva a Toyota e a Suzuki a melhorar significativamente os equipamentos de segurança padrão desses modelos o mais rápido possível e submetê-los à avaliação para demonstrar possíveis melhorias. A segurança básica dos veículos, considerada um dado adquirido em mercados maduros, é um direito que os consumidores latino-americanos devem exigir sem ter que pagar mais por isso", afirma Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP. A Toyota não se manifestou sobre o caso.

Modelo fabricado em Sorocaba abastece também os mercados da Colômbia e Argentina
Modelo fabricado em Sorocaba abastece também os mercados da Colômbia e Argentina

Em resposta a Toyota informou ao R7 que “a segurança é sempre uma prioridade para a Toyota. Entendemos os novos critérios de avaliação do LatinNCAP e valorizamos sua contribuição para a indústria da região, o que nos ajuda a melhorar o desempenho de segurança de nossos veículos. O modelo Yaris comercializado na América tem um número significativo de itens de segurança, desde as versões de entrada. Não obstante, continuaremos a trabalhar com firmeza para aumentar ainda mais o nível de segurança do nosso modelo, seguindo a filosofia de melhoria contínua que norteia a nossa marca.”

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.