Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Margem de lucro da indústria automotiva chinesa segue próxima ao menor nível histórico

Mesmo com recordes de produção, vendas e exportações, setor sofre com custos elevados e guerra de preços

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News

A indústria automotiva chinesa encerrou os primeiros onze meses de 2025 operando com margem de lucro próxima ao menor patamar histórico, apesar do forte crescimento de produção, vendas internas e exportações. Dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA)mostram que a margem média do setor ficou em 4,4% entre janeiro e novembro, apenas 0,1 ponto percentual acima do piso registrado em 2024. Os dados acendem o alerta na indústria mundial e mercados que olham com desconfiança para a estratégia das gigantes chinesas de ganhar mercado fora da China.

Carros elétricos vão ficar bem mais caros após aumento de preço do lítio na China Hunan Yuneng/Divulgação

O cenário reforça um paradoxo do maior mercado automotivo do mundo: volume recorde não tem se traduzido em rentabilidade para as empresas. Isso coloca em cheque operações internacionais mantidas por meio de grandes volumes e ganho rápido de mercado.


byd song plus Jornal de Brasília

Receita cresce, mas custos avançam mais rápido

No período, a receita média por veículo ao longo da cadeia produtiva foi de 322 mil yuans, enquanto o lucro bruto médio por unidade ficou em apenas 14 mil yuans, cerca de R$ 11 mil por unidade, evidenciando o impacto direto da concorrência acirrada e da guerra de preços.


Leapmotor celebra 10 anos e apresenta seu primeiro MPV, o D99 Portal N10

A receita total da indústria superou 10 trilhões de yuans, crescimento de 8,1% em relação a 2024. No entanto, os custos avançaram 9%, alcançando 8,84 trilhões de yuans, pressionados por matérias-primas, logística, investimentos em tecnologia e incentivos comerciais. O duro golpe veio há algumas semanas quando fabricantes de baterias subiram os preços dos insumos em até 15% o que deve impactar no preço final.

Produção de veículos na China bate novo recorde em 2025


BYD Návio BYD/Divulgação

Entre janeiro e novembro, a China produziu 31,09 milhões de veículos, alta de 11% na comparação anual. Desse total:

14,53 milhões foram veículos eletrificados (elétricos e híbridos), crescimento de 27%


16,57 milhões foram modelos a combustão

O avanço da eletrificação segue como principal motor do crescimento industrial, impulsionado por incentivos governamentais e rápida renovação tecnológica.

Além do mercado interno, a China manteve em 2025 sua posição como maior exportadora de veículos do mundo. No acumulado até novembro, o país exportou mais de 5,3 milhões de veículos, incluindo automóveis a combustão, híbridos e elétricos.

Jornal de Brasília

Os principais destinos foram Europa, Rússia, Oriente Médio, América Latina e Sudeste Asiático, com crescimento expressivo da participação de veículos eletrificados nas exportações. Entre as marcas que mais exportam estão grupo SAIC (que tem marcas como MG, SAIC e parcerias com GM e VW), Chery que é forte na América Latina, BYD com entrada rápida na Europa e América Latina e GWM,

A competição intensa no mercado doméstico segue como um dos principais fatores de erosão da rentabilidade. Como exemplo, a GWM registrou crescimento de quase 8% na receita nos três primeiros trimestres de 2025, mas teve queda de cerca de 17% no lucro líquido, reflexo de maiores investimentos em distribuição e cortes de preços.

Segundo dados do portal Autohome, mais da metade das concessionárias da marca opera no prejuízo, e mais de 70% dos modelos são vendidos com margens negativas.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.