Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Mercedes mantém o Classe A até 2028 e muda produção para fora da Alemanha

Marca recua de plano de descontinuação, estende vida do hatch por mais três anos e transfere fabricação para a Hungria

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
Mercedes-Benz Classe A Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz decidiu rever sua estratégia para o Classe A e confirmou que o modelo seguirá em produção até pelo menos 2028. Após indicar que o hatch compacto sairia de linha, a montadora optou por manter o carro no portfólio europeu, mas com uma mudança relevante: a produção deixará a Alemanha nos próximos anos. Hoje o Classe A é vendido no Brasil apenas em versões mais caras seguindo uma lógica de subir o valor do portfólio da marca por aqui.


A decisão faz parte de uma reorganização industrial da marca, que busca reduzir custos, otimizar fábricas e abrir espaço para novos modelos baseados na próxima geração de plataformas da Mercedes como o CLA e carros feitos sobre a plataforma MMA.


Produção do Classe A sai da Alemanha


Atualmente fabricado na planta de Rastatt, na Alemanha o Classe A terá sua produção transferida para a unidade de Kecskemét, na Hungria, a partir de 2026. A mudança está alinhada à estratégia da Mercedes de concentrar modelos compactos em fábricas com menor custo operacional.

Mercedes-Benz Classe A Mercedes-Benz/Divulgação

Por que a Mercedes decidiu manter o modelo


O Classe A estava nos planos de descontinuação como parte da estratégia da Mercedes de reduzir sua gama de veículos de entrada e reforçar o posicionamento premium da marca. No entanto, o desempenho do modelo em mercados europeus levou a uma reavaliação.

Mercedes-Benz Classe A Mercedes-Benz/Divulgação

A manutenção do hatch até 2028 permite à fabricante ganhar tempo enquanto ajusta sua transição para a eletrificação e avalia a aceitação dos novos compactos elétricos e híbridos que estão em desenvolvimento. Apesar da sobrevida, a Mercedes ainda não confirma se o Classe A terá um sucessor direto após esse período.

Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+

No brasil a versão esportiva segue à venda como topo da linha. O hatch utiliza motor 2.0 turbo de alta performance, tração integral 4MATIC+ e ajustes específicos de chassi, sendo uma das opções mais potentes do segmento no País.

Versões como A 200 e A 250, que já foram oferecidas no Brasil em anos anteriores, não fazem mais parte da linha atual. O R7-Autos Carros já testou essa versão esportiva.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.