Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Mesmo em crise, vendas de elétricos crescem na Europa

Vendas caíram 6,1% em relação a setembro de 2023

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

Autocar/Reprodução
Autocar/Reprodução Autocar/Reprodução

A Europa vive definitivamente uma crise no mercado automotivo. Com 1.139.320 unidades vendidas em setembro nos países da União Europeia o mercado caiu 6,1% em relação ao mesmo período de 2023 segundo dados da consultoria Jato Dynamics.

Citroën C3 europeu é elétrico e diferente da versão brasileira!
Citroën C3 europeu é elétrico e diferente da versão brasileira!

No entanto uma análise da ACEA (Association des Constructeurs Européens d’Automobiles) mostra que segue em curso um aumento nas vendas proporcionais de carros eletrificados enquanto modelos a combustão - especialmente diesel - perdem espaço.

Fiat 500e 2024

Entre os países com maior queda estão a França (berço de marcas como Renault, Peugeot e Citroën) com queda de 11,1%, Italia (sede da Fiat) com 10,7% e Alemanha (onde estão sedes das marcas Volkswagen, Audi, Mercedes e Porsche) com queda de 7% enquanto na Espanha as vendas cresceram 6,3%.


Carros eletrificados em alta

As vendas de modelos eletrificados na Europa seguem uma crescente com 17,3% de alta. Só modelos a bateria tiveram 139.702 unidades com aumento de 9,8%. Apesar da alta, não há um crescimento uniforme pois em países como Alemanha a aceitação dos elétricos despencou e as quedas nas vendas acumulam 28,6%.


VW vai reduzir produção do ID.3 e Cupra outra vez por baixa demanda
VW vai reduzir produção do ID.3 e Cupra outra vez por baixa demanda Volkswagen/Divulgação

As vendas de carros a combustão movidos a gasolina caíram 17,9% sobre o mesmo período de 2023. Na França as vendas caíram 31,9% e na Itália 23,3%. Hoje 1/3 do mercado de carros na Europa é de veículos a gasolina, 10% de modelos a diesel e o restante são modelos eletrificados (híbridos leves, puros, do tipo plugin e elétricos a bateria).

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.