Tudo o que você precisa saber sobre a MG, montadora que acaba de chegar ao Brasil
SUV médio, hatch e esportivo são a base para começar a operação direta com o comando da SAIC chinesa

A MG - Morris Garage - anunciou sua entrada no Brasil nesta semana. Trata-se da quarta nova marca a desembarcar no país com uma linha de produtos 100% elétricos. A MG é uma marca que nasceu no Reino Unido e desde 2009 é controlada pela chinesa SAIC Motor com atuação global com forte ênfase em veículos elétricos e importados em mercados fora da China.
A MG atua na Europa e até mesmo em países da América do Sul como Chile e Argentina, e também no Oriente Médio, Ásia e Rússia com vários produtos.

No Brasil, a marca anunciou sua entrada com três modelos 100% elétricos e rede inicial de 24 concessionárias. A estratégia sinaliza desejo de ocupar espaço no segmento de elétricos, até agora pouco explorado por várias marcas no Brasil, e de posicionar-se como alternativa importada (com estrutura própria) para o consumidor que busca mobilidade elétrica.

A operação é da própria SAIC, que na China tem joint venture com gigantes como Volkswgen e General Motors, mas não terá qualquer interferência dessas marcas na operação nacional.
Modelos anunciados
1 - MG4 EV
Evolução direta dos hatches médios da MG, o modelo 4 é um hatch 100% elétrico, já usado em mercados internacionais como Europa e China como carro global da MG. Definido como “urbano premium” pela marca, tem dimensões de modelo médio e diversas versões com autonomia que varia de 360 a 530km.

Lançado em 2022, teve poucas mudanças de design ao longo do tempo, mantendo seus 4,28m de comprimento, 2,75m de entre eixos, 1,83 m de largura, 1,50 m de altura e bom espaço interno.
Motor, autonomia e preço do MG4
Fora do Brasil há versões com 163cv como modelo de entrada, mas por aqui o MG4 EV tem autonomia de até 279 km (padrão Inmetro) ou cerca de 360 no ciclo urbano WLTP, potência máxima de 435 cv, torque de 600 Nm, carregamento rápido, alcançando de 30% a 80% em apenas 22 minutos, e pode chegar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.

Aqui ele será vendido por R$ 224,8 mil, custando o preço de um SUV médio a combustão ou um pouco menos que modelos híbridos plugin como BYD Song Plus e GWM Haval H6 PHEV 29. Naturalmente será o concorrente de modelos como BYD Yuan Plus e também da linha GAC.
2 - MG S5
O Crossover elétrico tem proposta de custo benefício dentro da marca MG. Tem porte altivo e elevada altura para a proposta de SUV sem a mesma esportividade do MG4, porém com mais espaço interno.

O MG S5 tem 4,48 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,62 m de altura e 2,73 m de distância entre-eixos. O interior é arrojado com painel amplo digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 15,6 polegadas, console central elevado carregamento sem fio integrada e sempre com ADAS completo.
Na motorização, o MG S5 conta com motor traseiro de 305 cv e 35,7 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feira em 6,3 segundos, com autonomia de 351 km no padrão Inmetro. No ciclo urbano o carro rende cerca de 420km ainda a serem testados.

Fora do Brasil o MG S5 faz sucesso como híbrido plugin, versão que por hora não está disponível para o nosso público. O preço na versão Luxury é de R$ 219,8 mil.
3 - MG Cyberster
O carro mais arrojado da ofensiva inicial é um conversível elétrico. Derivado de modelos de sucesso do passado, o Cyberster é um esportivo de grande porte e tração integral. Os números impressionam assim como o visual esculpido, o perfil Roadster e as portas do tipo “tesoura” que se abrem para cima.

Na ficha técnica, o Cyberster tem 4,53m de comprimento, 1,91m de largura, 1,32 m de altura e 2,69 m de distância entre-eixos. Por aqui ele vem na versão com 77kw de bateria para 342 km de autonomia segundo o Inmetro e não de 400 para rodar na cidade.

São dois motores elétricos que somam 510 cv, potência equivalente à de um Porsche Carrera ou do BYD Seal. Chega aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos e alcança velocidade máxima de 200 km/h. A rede da MG estreia com 24 lojas até o fuso do ano e pretende expandir essa base substancialmente à medida que lance novos produtos no mercado brasileiro.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
