Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Modelos 2022 da linha Chevrolet terão mais itens de segurança 

Linha 2022 do Onix e Tracker vem equipados com alerta de ponto cego e alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência

Autos Carros|Do R7

Tracker 2022 conta com novos itens de segurança
Tracker 2022 conta com novos itens de segurança Tracker 2022 conta com novos itens de segurança

A Chevrolet apresenta, aos poucos, sua linha 2022 e com ela novos itens de segurança nos modelos mais acessíveis como Onix, Onix Plus e Tracker. Atualmente os modelos são comercializados de série com alerta de ponto cego e alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência.

Apesar da demora para entrega, Onix chega mais equipado a linha 2022
Apesar da demora para entrega, Onix chega mais equipado a linha 2022 Apesar da demora para entrega, Onix chega mais equipado a linha 2022

“Certamente as novas tecnologias de segurança têm um papel importante nessa redução”, afirma Gilvan Rossi, gerente de Segurança Veicular Integrada da GM América do Sul. “A tendência é que estes equipamentos se tornem cada vez mais acessíveis com o aumento de escala e o desenvolvimento da tecnologia”, completa o especialista.

Alerta de colisão com sistema de frangem autônoma é item de série
Alerta de colisão com sistema de frangem autônoma é item de série Alerta de colisão com sistema de frangem autônoma é item de série

Estudo feito pelo instituto norte-americano IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) aponta que os sistemas avançados de segurança são extremamente eficientes para mitigar ou mesmo prevenir acidentes. O alerta de colisão com o sistema de frenagem autônoma de emergência é capaz de evitar metade das colisões frontais de trânsito, enquanto o alerta de ponto de cego reduz em 23% a chance de acidentes com lesões, por exemplo.

Mais de 20% dos clientes Chevrolet optam por veículos equipados com os pacotes mais avançados de segurança
Mais de 20% dos clientes Chevrolet optam por veículos equipados com os pacotes mais avançados de segurança Mais de 20% dos clientes Chevrolet optam por veículos equipados com os pacotes mais avançados de segurança

Mais de 20% dos clientes Chevrolet optam por veículos equipados com os pacotes mais avançados de segurança, percentual duas vezes maior do que há cerca de dois anos, quando as novas gerações de Onix, Onix Plus e Tracker ainda não haviam sido lançadas.

Publicidade

Das 338.549 unidades comercializadas pela Chevrolet no último ano, aproximadamente 75 mil delas traziam o pacote mais completo, um volume histórico para a marca.

POR QUE O ONIX É O CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL?

Publicidade

Abaixo separamos os principais itens de segurança disponíveis pela Chevrolet em sua linha 2022:

Alerta de colisão frontal com sistema de frenagem autônoma de emergência em baixa velocidade - identifica a aproximação de outro veículo à frente e aciona os freios para evitar ou mitigar acidentes, caso entenda que o motorista não esboçou qualquer reação. Em alguns modelos o item é capaz de identificar também pedestres.

Publicidade

Banco do motorista com alerta tátil de segurança - caso o usuário não queira ser avisado por meio de alarmes sonoros, pode optar por um alerta sensorial. Neste caso, o banco do motorista vibra ao detectar a iminência de algum acidente. Os pulsos vibratórios podem ocorrer no lado esquerdo ou direito do assento, dependendo do lado da ameaça.

Alerta de ponto cego - identifica a aproximação de automóveis ou motocicletas em áreas em que os retrovisores laterais não captam, avisando quando é mais seguro trocar de faixa. Em alguns modelos o item conta também com sensor de aproximação repentina.

CONSUMO REAL TRACKER 1.0 - percurso misto CIDADE E ESTRADA - surpresa?

Alerta de movimentação traseira – por meio de um sensor, identifica a proximidade de carros no sentido transversal durante manobras em marcha ré.

Alerta de saída de faixa - identifica as faixas no asfalto e emite um aviso se perceber que o veículo está saindo involuntariamente da sua pista.

Assistente de permanência na faixa – por meio de uma câmera, o veículo detecta as marcações de faixa quando trafega por vias em média e alta velocidades. Caso o veículo se aproxime de uma marcação de faixa sem usar a seta no mesmo sentido, o assistente gira delicadamente o volante para permanência na faixa.

Farol alto adaptativo - altera temporariamente o facho de acordo com o tráfego para não ofuscar a visão do motorista do veículo que vem em sentido contrário. Ao detectar pista livre novamente, o farol alto volta automaticamente. A função é útil principalmente em estradas com baixa condição de luminosidade.

Farol com ajuste de nivelamento automático – é outro recurso relacionado a iluminação. Ele considera a carga transportada, calibração dos pneus e até a inclinação da via para manter o facho na altura ideal.

Indicador de distância do veículo à frente – utiliza a câmera frontal no para-brisa para detectar a distância de um veículo diretamente à frente no trajeto. Assim que um veículo à frente é detectado, a distância é indicada em segundos no visor do computador de bordo. A distância mínima indicada é de 0,5 segundos.

Assistente de partida em aclive – a tecnologia identifica a inclinação, e quando o veículo para o sistema ativa automaticamente este recurso, projetado para evitar que o veículo se movimente, seja para frente ou para trás, durante a parada. Esta é uma das funções do controle eletrônico de estabilidade e de tração dos carros da Chevrolet.

Controle de velocidade em declive - permite que o veículo percorra um declive acentuado em uma velocidade baixa sem pressionar o pedal do freio. Dessa forma, o veículo mantém um ritmo lento e constante, facilitando a condução, principalmente no fora de estrada. Está disponível para veículos 4x4 da linha.

Assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento – ajuda o carro a identificar potenciais situações de perda de eficiência de frenagem por aquecimento do sistema, como geralmente acontece em descidas de serra, quando a frequência e a intensidade do uso do equipamento são intensas. Neste caso, o veículo aumenta automaticamente a pressão do conjunto hidráulico para que o motorista não precise elevar demasiadamente a força de aplicação no pedal para realizar as frenagens.

Assistência de frenagem de emergência – identifica uma situação extrema de frenagem e complementa o esforço para garantir a máxima pressão, mesmo que o condutor não tenha exercido força total sobre o pedal.

Sistema de freio em curvas – faz com que o veículo analise constantemente a velocidade, a aceleração lateral e o ângulo de esterçamento do volante para otimizar a distribuição da força de frenagem em cada roda, aumentando a estabilidade e melhorando a dirigibilidade do carro inclusive em condições cotidianas de uso, antes de situações consideradas extremas, quando existe a necessidade de intervenção do sistema eletrônico de estabilidade.

Assistente de frenagem em linha reta - ajuda a manter a trajetória do veículo em frenagens em linha reta, podendo aplicar uma força específica em cada roda, compensando variações comuns de aderência da pista ou da distribuição irregular do peso de carga, por exemplo.

Função de pré-ativação dos freios - a fim de acelerar o tempo de resposta dos freios e ajudar a encurtar distâncias de parada, assim que o motorista retira o pé do acelerador, o sistema aumenta ligeiramente a pressão hidráulica nas linhas de freio e aproxima as pinças em antecipação a uma possível frenagem de emergência.

Controle eletrônico de tração e de estabilidade com tecnologia que atenua o risco de capotamento - os freios podem atuar automaticamente com diferentes pressões nas rodas, se antecipando e prevendo possível perda de contato do pneu com o solo em decorrência de alguma manobra arriscada.

Sistema de estacionamento automático (Easy Park) – busca e direciona o veículo para vagas de estacionamento paralelas ou perpendiculares. Sensores calculam os espaços e controlam o movimento do volante, para que o motorista possa estacionar sem usar as mãos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.