Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Mulher de sertanejo é presa nos EUA com CNH vencida: como seria no Brasil?

No Brasil, dirigir com carta vencida é crime e veículo pode ser apreendido

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
Mulher de sertanejo é presa nos EUA com CNH vencida: como seria no Brasil? Orange County Police/Divulgação

A empresária Amanda Vasconcelos Tavares Reis, esposa do cantor sertanejo Henrique — da dupla com Juliano — foi presa em Orlando, nos Estados Unidos, após uma abordagem da polícia local que registrou diversas infrações de trânsito. Ela foi detida por dirigir com a carteira de motorista vencida e tentar fugir da ordem de parada da polícia, o que nos EUA é considerado crime de terceiro grau, de acordo com o relatório do Gabinete do Xerife do Condado de Orange.

Amanda Vasconcelos Tavares Reis, esposa do cantor sertanejo Henrique — da dupla com Juliano Orange County/Reprodução Redes Sociais

O caso repercute no Brasil não só pelo envolvimento de uma figura pública, mas também pela natureza das infrações. Amanda cometeu três crimes de trânsito: dirigir com habilitação vencida, manobras imprudentes e mudança de faixa sem sinalização. No entanto, poucas pessoas sabem que nos dois países as penalidades sobre as infrações existem indo além de uma simples multa.


Amanda Vasconcelos Tavares Reis, esposa do cantor sertanejo Henrique — da dupla com Juliano Orange County/Reprodução Redes Sociais

Prisão e acusações nos Estados Unidos


Segundo registros oficiais, Amanda teria ignorado a ordem de parada com luzes e sirenes acionadas e tentou evadir-se do controle policial, conduta que pode ser enquadrada como crime de fuga de abordagem sob a legislação da Flórida. Além disso, sua habilitação brasileira estava vencida, o que a deixou sem autorização legal para dirigir no estado em que estava residindo — condição que nos EUA costuma agravar a situação durante uma fiscalização. Nos EUA a carteira do Brasil é válida cumprindo o prazo de vencimento.

Mulher de sertanejo é presa nos EUA com CNH vencida: como seria no Brasil? Orange County Police/Divulgação

Nos Estados Unidos, guiar com a habilitação vencida ainda pode ser tratado como uma infração de trânsito ou crime, dependendo do estado e de outras circunstâncias, como resistência à autoridade ou reincidência. As penalidades específicas variam conforme as leis estaduais, podendo incluir multas, apreensão do veículo, suspensão da carteira local ou até prisão em casos mais graves, como o de fuga de abordagem que ultrapasse uma simples infração de trânsito.


Como funciona no Brasil?


No Brasil, a legislação de trânsito também considera dirigir com a habilitação vencida e manobras imprudentes como infrações gravíssimas, com penalidades administrativas e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mulher de sertanejo é presa nos EUA com CNH vencida: como seria no Brasil? Orange County Police/Divulgação

Dirigir com CNH vencida é classificado como infração gravíssima pelo artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quando o documento está vencido há mais de 30 dias. A penalidade inclui multa (hoje fixada em valores superiores a R$ 290), 7 pontos na CNH, e retenção do veículo até que um condutor habilitado assuma a direção.

Já a mudança de faixa sem sinalização prévia ou qualquer outra manobra que não utilize o sinal indicativo de direção é prevista no artigo 196 do CTB como infração grave, sujeita a multa e 5 pontos na carteira.

Mulher de sertanejo é presa nos EUA com CNH vencida: como seria no Brasil? Orange County Police/Divulgação

No Brasil não obedecer à ordem de parada de policial/agente de trânsito é infração grave, com multa e pontos na CNH (Art. 195 do CTB). Mas geralmente a lei brasileira interpreta a fuga como um crime associado. A fuga pode virar crime se for caracterizada como direção perigosa(perigo para terceiros), desacato (ofensas aos policiais) ou se houver tentativa de atropelamento. Em geral a direção perigosa é sempre associada à fuga e há várias interpretações da lei mas sempre é caracterizado como crime.

No Brasil, não existe prisão automática por infrações de trânsito, salvo em situações excepcionais — como causar acidente com morte, dirigir sob influência de álcool ou substância entorpecente ou resistir à prisão de forma violenta. No caso americano, desobedecer à polícia e tentar fugir pode ser tratado diretamente como crime, o que explica a detenção de Amanda em Orlando.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.