Nissan Kicks que faz 34km com 1 litro está "bem perto do Brasil"
SUV híbrido aparece coberto em evento da Nissan no Chile: executivos dão pistas sobre a novidade que pode chegar no Salão do Automóvel, em novembro
Autos Carros|Marcos Camargo Jr
O Nissan Kicks tem mesmo grandes chances de ganhar uma versão híbrida no mercado brasileiro. As indicações são dos porta-vozes ligados à Nissan, que falaram sobre o futuro da marca durante a Fórmula E que aconteceu no último final de semana em Santiago, no Chile.
O SUV compacto poderá ter o mesmo motor 1.2 litro de três cilindros e 81cv usado exclusivamente para alimentar o motor elétrico de 190cv ligado à rodas do veículo. Para a Nissan a tecnologia híbrida representa uma "fase de transição" já que para a marca o futuro dos automóveis está na completa eletrificação.
“Esta tecnologia faz sentido para os clientes do mercado Latinoamericano” disse Ricardo Flamini, vice-presidente de marketing e Vendas da Nissan para a América Latina. O R7 Autos Carros questionou: Qual modelo do portfólio estaria mais preparado para o lançamento no Brasil? O executivo respondeu: “Kicks E power”. No entanto, não confirmou nem seu lançamento muito menos a data.
"É uma tecnologia que faz muito sentido para o cliente latinoamericano. A Nissan acredita reealmente que o carro híbrido seja uma fase de transição para o futuro da mobilidade que é a eletrificação", aposta. O executivo explicou que a Nissan planeja inclusive uma pickup elétrica embora, tradicionalmente, o segmento de utilitários prefira motorização diesel.
Mas há dois fortes indícios para que isso aconteça em breve
Durante a coletiva de imprensa na última quinta, 16, onde a Nissan apresentou os pilotos da Fórmula E, executivos ilustraram que haverá um lançamento importante no Salão de São Paulo e o carro coberto sob um pano vermelho não deixa dúvida: se trata da silhueta do Kicks.
As montadoras são cuidadosas com esse aspecto. Por que mostrariam um carro coberto com a silhueta de um SUV se fosse oferecer uma pickup ou um sedã, por exemplo?
O segundo indício é que há pouco menos de um ano, durante o Nissan Electric Café, a montadora promoveu um test drive para jornalistas no autódromo de Interlagos. Um destes carros testado pelo R7-Autos Carros era o Nissan Note e-Power, que traz a mesma solução mecânica que poderá ser adotada pelo Kicks e-Power. No Note que é oferecido no mercado japonês o motor combinado rende 109cv. Por que esse carro foi disponibilizado no test drive já que o Note não deve ser vendido aqui?
Assim, há indícios de que o Kicks e-Power chegue em breve ao Brasil. Antes disso, a Nissan tem o desafio de emplacar o novo Versa, que já é produzido no México e que vimos de perto no Parque O´Higgins, local de realização da Fórmula E em Santiago.
A versão da foto é a mais simples por conta das calotas e dos bancos em tecido. No Brasil, o Versa terá uma nova versão do motor 1.6 aspirado além de design arrojado para combater principalmente Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus. Até 2023 a Nissan planeja vender 1 milhão de veículos elétricos, conforme já antecipamos, e terá lançamentos como o Novo March e provavelmente um SUV de maior porte como o X-Trail.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.