Nissan mostra Ariya em evento de inovação em SP
SUV elétrico tem motorização de 394 cv e pode andar até 460 km
Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.

No evento Inmovation Week São Paulo a Nissan apresentou o crossover elétrico Ariya. O SUV com desenho futurista tem motorização de 394 cv e pode andar até 460 quilômetros com uma carga na bateria. Contudo, a marca não disse se pretende vendê-lo no Brasil. Caso isso aconteça, brigaria diretamente com o Volvo XC40 Recharge, BMW iX e iX3 e com o Volkswagen ID.4, esse último já apresentado por aqui. Inclusive, a marca alemã já faz testes com o utilitário esportivo por estradas brasileiras.

Em relação ao design, o Nissan Ariya mantém a grade em "V", que é tradição da marca, mas neste caso, por ter um motor que não precise de refrigeração ela está totalmente fechada com a logomarca da empresa ao centro, como também acontece no Leaf, também apresentado no evento. As rodas têm um desenho arrojado e pode ser de 19 ou 20 polegadas. A traseira do modelo tem a coluna "C" caída, o que faz o Ariya lembrar os carros coupé. Os faróis são afilados e com traços futuristas, sobrepondo a tampa do porta-malas, que pode levar até 468 litros.

Por dentro segue a tendência de design global, uma vez que tem duas telas, sendo que uma serve como painel de instrumentos e a outra serve como central multimídia. Esses traços estão presentes no BMW iX, já vendido no mercado brasileiro.

A Nissan equipa o Ariya com diversas opções de motores. A versão mais potente tem propulsor de 394 cv com torque de 61.2 kgfm. Segunda a fabricante, é possível fazer de zero a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e atingir a velocidade máxima de 200 km/h. Também há motorização de 218 e 242 cv. O conjunto de bateria pode ser de 66 ou de 91 kWh, o que confere uma autonomia para rodar até 460 quilômetros.

Vale lembrar que no começo do ano a aliança entre Renault, Nissan e Mitsubishi investirá 23 bilhões de euros nos próximos cinco anos em veículos elétricos. Por conta disso, as marcas prometeram lançar 35 carros deste segmento até 2030, que utilizarão cinco novas plataformas elétricas.
NOVO KICKS 2022 TOP DE LINHA. Veja o vídeo!
As fabricantes devem compartilhar ainda mais as plataformas nos próximos anos, o que deve chegar a 80% dos carros das marcas, o que totalizará 90 veículos até 2026. Atualmente, 60% dos veículos utilizam as mesmas plataformas. A aliança entre as empresas ainda deve reduzir os custos das baterias em 50% até 2026 e de 65% até 2028. Segundo as companhias, a capacidade de produção será de 220 GWh até 2030.
*Com a colaboração Felipe Salomão















