Nova geração do Hyundai Tucson mostra desenho arrojado na Coreia
Crossover terá vendas iniciadas na Europa e Ásia até o final do ano e deve chegar aos Estados Unidos e América no próximo ano: veja as inovações
Autos Carros|Marcos Camargo Jr
O Hyundai Tucson é considerado o crossover que mais colaborou com a popularização desse tipo de veículo, inclusive aqui no Brasil. Na última noite, a gigante Hyundai apresentou a nova geração do Tucson que chega à Ásia e Europa até o final do ano e depois deverá ser lançado nos Estados Unidos e na América como um todo.
Com uma nova plataforma, o Tucson traz um desenho bastante arrojado cheio de recortes retos e uma dianteira com LEDs "escondidos" na grade. Com a tecnologia e com o carro desligado parece que o carro sequer tem farois. Nas proporções o carro cresceu pouco e agora mede 4,50m de comprimento com 1,86m de largura e 2,68m de entre-eixos. Há várias opções de motorização e a posição das baterias faz a capacidade do porta malas variar entre 546 e 620 litros conforme a versão.
Internamente o estilo é mais limpo com uma faixa que parece percorrer a linha inferior dos vidros sendo bem evoluída em relação à versão anterior. A multimídia usa sistema novo com tela de 10,25 polegadas integrada ao console e a climatização também tem controle digital sem botões.
As versões mais equipadas contam com tração integral batizada de HTRAC, além de sistema de condução semiautônoma com itens como assistente de permanência em faixa, alerta de fadiga do motorista, alerta de tráfego cruzado e controle de cruzeiro adaptativo.
Sete opções de motorização
O Hyundai Tucson tem vocação global e por isso a montadora anunciou nada menos do que sete opções de motorização sendo apenas uma puramente a combustão a gasolina, uma diesel e outras cinco com sistema híbrido leve ou híbrido puro. Vão desde o motor 1.6 TGDI turbo de 150cv passando pelo sistema híbrido leve de 180cv, híbrido plug-in (potência não foi revelada) e 1.6 Diesel de 115cv focado no mercado europeu.
No Brasil o Tucson é comercializado pela Caoa enquanto o Creta (e a linha HB20) são fabricados e vendidos pela HMB (Hyundai Motor Brasil). É provável que esse formato continue e há chances do novo ser crossover ser nacionalizado e montado no estado de Goiás mas isso deve ocorrer somente no final de 2021.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.