Novas CB500 F e CB500 X: evoluções em segurança e condução na linha 2023
Agora com suspensão invertida, faróis em LED e novidades no visual, tivemos um primeiro contato com a dupla de motocicletas da Honda
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
Ao anunciar a linha 2023 das novas CB 500F e CB 500 X a Honda deixou claro que faria importantes modificações em suas motocicletas mais tradicionais entre as médias cilindradas. Mantendo o motor de 500cc com 50cv e também a transmissão de velocidades, novidades em suspensão e frenagem, farois, cores e design bem como conectividade deixaram essa dupla mais afinadas para enfrentar a concorrência.
Nova Honda CB500F e CB500X 2023: o que mudou na linha 2023? E os preços? Veja o vídeo!
A Honda promoveu um test-drive da nova linha entre Campinas e Morumgaba, no interior de SP. Na ida, avaliamos a CB 500F e depois, no retorno, a CB 500 X incluindo um trecho de estrada de terra.
Mantida a motorização bicilíndrica de 471cc com 50,2cv a 8.500rpm e 4,5kgfm de torque a 7.000rpm com transmissão de seis velocidades, há um novo sistema de frenagem que muda conforme o modelo. O sistema de iluminação ganhou sistema de LED com quatro pontos bem mais eficiente e luzes de posição na seta que também usa LED. Os retrovisores também aumentaram de tamanho e melhoraram a visibilidade bem como a vibração mínima nos novos modelos.
A suspensão agora é do tipo invertida com amortecedor Showa de 41mm na dianteira e curso de 120mm na dianteira e 119mm na traseira. A balança traseira está 1kg mais leve por conta de uma construção menos espessa, mas segundo a Honda, não menos segura. O freio dianteiro tem disco Wave duplo com 296mm e simples na trasira com fixação radial na CB 500F e axial na CB 500 X.
Esportividade na CB 500F
O design teve algumas modificações importantes deixando a CB 500 mais próxima do visual de uma street fighter para a tradicional naked da Honda. Os farois em LED de quatro pontos evocam esse perfil da CB 500F que ficou reforçado com os novos amortecedores Showa. As pedaleiras em alumínio mais recuadas permitem que o piloto se encaixe melhor com o guidão cônico e mais baixo no modelo esportivo.
Se o desempenho não mudou com os 50cv, por outro lado a programação da injeção eletrônica ficou linear e um pouco mais econômica. Na CB 500 F são 17,1 litros o que permite uma autonomia de até 450km por reabastecimento.
O painel LCD blackout tem indicador de troca de marcha (shift light) e o próprio indicador de marcha, além de hodômetro, medidor de consumo além de velocidade e rotação do motor entre outros controles. Com o novo freio a CB 500F deixa o piloto mais confiante e o conjunto é calçado com pneus 120/70 ZR17 na dianteira e 160/60 ZR17 na traseira. A distribuião de peso também mudou e fica 48,7% (dianteira) e 51,3% (traseira).
Além das novidades de conteúdo a CB 500F ficou muito mais competente na sua dinâmica de condução, mais suave e com nova programação com menos "trancos" nas mudanças de marcha com a embreagem deslizante. O conjunto de pneus permitem mudanças de trajetória mais seguras no trecho testado entre as cidades de Campinas, Itatiba, Morumgaba e Tuiuti. Com preço sugerido de R$ 39,1 mil a CB 500F concorre com modelos do mesmo perfil como Yamaha MT03 e Kawasaki Z400.
CB 500X é fiel ao perfil trail
Visualmente a CB 500X é mais alta e reforçada por novas aletas bem como o farol LED de quatro pontos, que é igual ao da 500F, mas com a moldura mais ampla e com o parabrisa de dois níveis. Com os novos amortecedores, o perfil é de uma moto de maior porte e maior cilindrada, reforçado pelas soluções de design.
O modelo trail também ganhou as novas pedaleiras de alumínio, o banco mais alto e o tanque que neste modelo tem 17,7 litros de capacidade e os mesmos 450km de autonomia máxima. O radiador também está 100g mais leve e mais eficiente segundo a Honda.
O painel tem as mesmas mudanças e novidades enquanto os pneus são especificos para uma moto de estilo off-road. O freio com disco duplo do tipo wave tem fixação axial na CB 500 X e um perfil mais progressivo e menos "arisco", que facilita o cotidiano com pilotos menos experientes. Os pneus são mistos atendendo ao perfil da motocicleta sendo 110/80-19 na dianteira e 160/60-17 na traseira. A distribuição de peso também mudou para 49,7% (dianteira) e 50,3% (traseira), privilegiando um pouco mais o estilo off-road de pilotagem mas que na prática se percebe muito pouco nos trechos arenosos.
Com preço sugerido de R$ 41,6 mil a CB 500X concorre com modelos do mesmo perfil de concorrência indireta como a Kawasaki Versys 650.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.