Resumindo a Notícia
- Nova geração usa plataforma Smart Car, evolução da CMP
- Motores a combustão foram substituídos por um elétrico de 113cv
- Autonomia chega a 320km conforme o método WLTP
- Preço na Europa parte de 23,3 mil, inferior até mesmo aos modelos chineses Ora 03 e Dolphin
A Citroën acaba de revelar o novo C3 2024 exclusivo para o mercado europeu. No Velho Continente, o compacto sempre teve ampla gama de versões e preços e agora passa por uma mudança radical de design. A novidade chega apenas com motor elétrico.
Interior limpo com linhas horizontais, multimídia, diminuto cluster digital e console central com botões
Citroën DivulgaçãoO novo Citroën C3 agora é feito sob a plataforma Smart Car da Stellantis, uma evolução da CMP que temos por aqui. O desenho traseiro é de certa forma parecido com o nosso, mas a dianteira é muito diferente.
Dianteira com nova grade, ângulo reto e farois em "C" dão novo estilo ao compacto elétrico
Citroën DivulgaçãoO novo C3 agora é rebatizado como e-C3. Se trata de um misto de crossover compacto e “altinho” com o conceito de carro urbano. Na frente, uma grade em formato reto, faróis em “C” invertido e detalhes inferiores mais abertos, bem como nichos laterais com um filete.
Agora o e-C3 usa baterias de ferro fosfato e lítio, LFP, com 44kwh que lhe rendem autonomia de 320 km no ciclo WLT europeu. O motor tem 113cv de potência. Por ser leve (os dados técnicos ainda não foram revelados por completo), ele promete recarga em 4h no wallbox de 7kw e tem entrada de força de 100kw reduzindo a recarga para 30 minutos em sistema de alta potência.
Traseira guarda maior semelhança com o modelo nacional
Citroën DivulgaçãoSão duas versões disponíveis, mas que já mostram um carro bem equipado para conter a onda chinesa que também avança sobre a Europa. E além das duas primeiras versões que chegam ao mercado, a Citroën promete ainda outro elétrico mais acessível com autonomia reduzida na faixa de € 20 mil.
Na versão You por € 23.300, itens como frenagem automática de emergência (obrigatória na Europa a partir desse ano), assim como piloto automático, sensores de estacionamento, espelhos elétricos, faróis em LED e head up display são de série. Já no modelo Max ele ganha rodas maiores com 17 polegadas, ar condicionado automático, carregador por indução de celulares, opção de pintura biton e outros itens são acrescentados.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.