Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Polícia da China usa óculos com IA que identificam veículos em 2 segundos

Avanço permitirá aplicação de multas de forma automática, bem como veículos irregulares

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A polícia da China testa óculos inteligentes com IA que identificam veículos em até 2 segundos.
  • Os óculos mostram informações como placa e histórico do veículo, com precisão superior a 99%.
  • Funcionalidades incluem reconhecimento facial, tradução de voz e gravação de vídeo, com autonomia de até 8 horas.
  • No Brasil, radares inteligentes também estão sendo usados para automatizar a fiscalização de trânsito.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Em uma iniciativa que parece saída de ficção científica, forças de trânsito na China estão equipando policiais com óculos inteligentes movidos por inteligência artificial (IA) capazes de identificar veículos praticamente em tempo real. A princípio se trata apenas de um teste mas certamente o equipamento deve ser incorporado à fiscalização.

Polícia de Changshan Polícia de Changshan

Em testes na cidade de Changsha, os agentes visualizam informações completas sobre um carro — incluindo placa, histórico de registro e infrações — em 1 a 2 segundos apenas apontando o olhar para ele. O dispositivo integra uma câmera grande-angular de alta resolução e algoritmos avançados de reconhecimento automático de placas, com precisão superior a 99%, mesmo no escuro.


Trânsito China Freepik

Os óculos também conseguem acessar, em tempo real, bases de dados oficiais de trânsito e registros policiais, exibindo os resultados diretamente no visor. Funções auxiliares incluem reconhecimento facial de condutores, tradução de voz em múltiplos idiomas e gravação de vídeo, além de autonomia de operação contínua de até oito horas por carga.

Antes dos óculos, era necessário 30 segundos para identificar um veículo para uma pesquisa feita em smartphone.


Polícia de Changshan Polícia de Changshan

E no Brasil?

No Brasil, a fiscalização eletrônica de trânsito também vem passando por uma evolução significativa com a adoção de sistemas automáticos de reconhecimento de placas. Equipamentos como radares inteligentes com ANPR (Automatic Number Plate Recognition) utilizam câmeras de alta resolução e algoritmos de OCR (Optical Character Recognition) para capturar e interpretar automaticamente os caracteres das placas dos veículos em movimento.

sistema de descontos free flow Dutra MPF ação civil pública Divulgação

Esses sistemas já estão presentes em várias capitais brasileiras e em rodovias. Em cidades maiores, até detecção de uso de celular ao volante e falta de cinto de segurança quando integrados a radares inteligentes.


Trânsito China Freepik

Dados de 2025 indicam que mais de 730 radares inteligentes estão em operação em 24 estados, monitorando cerca de 1.700 pontos com identificação automática de veículos e cruzamento de informações com bases como RENAVAM e sistemas dos Detrans estaduais.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.