Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Por que os carros não são levados por furacões?

Fenômeno pode ocorrer, mas não é comum por conta da aerodinâmica

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

Veículos geralmente não são levados por furacões Redes sociais/Reprodução

A passagem do furacão Milton pelo sul da Flórida nesta semana nos Estados Unidos trouxe, mais uma vez, imagens de destruição com alagamentos e muitos prejuízos. No entanto, os fãs de carro podem ficar sempre intrigados com as imagens dos veículos que, em sua maioria, passam incólumes pelo rastro de destruição dos furacões. Se o veículo não for atingido por um dos destroços, como vigas, móveis e outros objetos grandes, praticamente não sofrerá nenhum dano.

Motivo principal é a aerodinâmica dos veículos, que garante passagem do ar Redes sociais/Reprodução

Isso ocorre pelo fenômeno da aerodinâmica, que permite que o ar “passe” por fora do veículo. Essa passagem de ar por fora do carro é estudada cuidadosamente nos túneis de vento, para que o ar favoreça o deslocamento e assim um automóvel dificilmente será levado pelo vento.

Testes com túneis de vento garantem uma boa aerodinâmica Redes sociais/Reprodução

No entanto, se o veículo estiver no ponto mais forte do furacão no momento de sua passagem, poderá sim ser lançado com muita força para longe. O ideal é ficar dentro do carro em caso de tempestade, mas isso não vale em caso de tornado ou furacão. Neste caso, o ideal é buscar abrigo abaixo do nível da terra.

Carros também podem oferecer riscos durante passagem de tempestades fortes Redes sociais/Reprodução

E os carros elétricos? Mas um cuidado deve ser tomado com os carros elétricos ou híbridos. Eles são mais sensíveis à água salobra, especialmente na Flórida. Se a bateria, geralmente de íons de lítio, tiver contato prolongado com a água salina, esse processo, pode resultar em gases inflamáveis, o que propaga calor dentro da bateria, aumentando o risco até mesmo de explosões. Por isso, os carros elétricos devem ser removidos das áreas que ficam no trajeto das tempestades e isso vale também para os híbridos com bateria.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.