PSA se prepara para fabricar nova geração de veículos em Porto Real
Plataforma CMP dará origem aos novos 208 e 2008 que chegarão ao mercado brasileiro a partir do ano que vem
Autos Carros|Marcos Camargo Jr
O Grupo PSA confirmou hoje que fará no Brasil veículos que usam a plataforma global CMP (Common Modular Platform). O investimento inicial será de R$ 220 milhões para a adaptação e modernização da fábrica de Porto Real/RJ.
Questionada pelo R7, a PSA não informou se irá fabricar aqui a esperada nova geração do compacto 208 ou do SUV 2008. No entanto, a assessoria de imprensa informou que a planta fluminense "terá veículos distintos baseados na CMP". Fato é que as duas novidades já estão confirmadas para o próximo ano.
Hoje a PSA realizou em Sublime Comporta, Portugal, o primeiro evento de lançamento do Peugeot 208 e incluiu no grupo alguns jornalistas argentinos. O Gerente de Produto Nicolás Bonnardon confirmou que o 208 será feito em Palomar na Argentina a partir da metade do ano que vem. O executivo afirmou que o Uruguai será o primeiro país a receber a novidade, a partir de setembro, e a Argentina virá logo depois. Isso pode indicar que o mercado brasileiro será o último da região a ter o novo Peugeot 208.
A afirmação de Bonnardon também indica que o 2008 pode ser o SUV escolhido para fabricação em Porto Real/RJ. Unidades flagradas no Brasil mostram que a PSA já roda com o veículo em testes.
Para o mercado argentino o Peugeot 208 terá motor 1,2 litro de três cilindros com câmbio manual, 1,6 litro com opção automática e a nova motorização 1,2 litro turbo com injeção direta de 130cv com câmbio automático.
Está deverá ser a maior cartada do grupo PSA para o mercado nacional em muitos anos. Mais moderno e equipado, alinhado ao modelo europeu, o 208 será o concorrente de Volkswagen Polo, Toyota Yaris, Honda Fit e City, e os trocados Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Investimentos
A comunicação da PSA informou que o investimento inicial em Porto Real será para implantar a fabricação de veículos com a nova plataforma. "A esse montante, serão adicionados valores futuros provenientes de investimentos nos projetos de cada modelo de veículo a ser desenvolvido na fábrica. Essa soma engloba diversas melhorias que ocorrerão nas diferentes áreas produtivas do PIBR, incluindo-se a instalação de cerca de 30 novos robôs, especialmente na área da Chaparia, em adição aos 245 já existentes.", diz o comunicado.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.