Quanto tempo dura o óleo do motor e como trocar?
Lubrificante é essencial para o bom funcionamento do motor e a troca deve ser feita no prazo
Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.
Trocar o óleo do motor parece ser complicado, mas não é. Basta ficar atento, no nível, viscosidade e olhar sempre o manual do veículo para saber o tempo ideal de fazer a troca do lubrificante. E caso você não saiba e pegou um carro usado o melhor é trocar agora mesmo especialmente se o óleo estiver com aspecto escuro.
Os novos CLÁSSICOS DA GARAGEM VW (fase II) EM DETALHES - carros guardados desde ZERO KM. Veja o vídeo!
Portanto, para te ajudar o R7 Autos Carros traz quatro dicas sobre essa fundamental para o bom funcionamento do veículo.
Qual é o tempo certo?
Cada veículo tem um tempo certo para fazer a troca do óleo e caso você não saiba é bom levar agora mesmo para a troca de óleo e filtro para contar o prazo de forma correta. Por isso, leia sempre o manual do carro para saber o momento ideal para substituir o lubrificante. Geralmente, é recomendável que troque o óleo a cada seis meses ou 5.000 quilômetros ou 12 meses e 10.000 km. Também é necessário substituir o filtro de óleo, uma vez que ele acumula sujeira que pode contaminar o novo óleo.
Qual óleo escolher?
O manual do veículo mostrará o lubrificante correto para o motor, que pode ser óleo mineral, semissintético ou sintético. Caso não tenha o manual, veja no site do fabricante do carro qual é o produto indicado. Jamais coloque qualquer lubrificante no motor sem saber a especificação correta.
Portanto, utilize exatamente o que o manual recomendar. Nunca faça uma mistura de lubrificantes, ou seja, não coloque um litro de óleo mineral e outro de sintético, uma vez que essa mistura pode causar problemas com o conjunto mecânico do carro e, também, no bolso. Ao parar no posto jamais complete com óleo que o frentista indicar. Leve a uma oficina, autocenter ou postos de troca de óleo e faça a substituição correta.
Como ver o nível do óleo no motor?
Depois de verificar o lubrificante correto e o tempo correto para fazer a troca, é preciso checar o nível do óleo do motor. Para isso, basta procurar uma vareta que está indicada por um gancho ou uma peça colorida plástica e puxá-la. Essa verificação deve ser feita com o motor frio e jamais quente. Por isso parar no posto e deixar o frentista verificar o óleo não é correto.
Com ajuda de um papel limpo, limpe a vareta e coloque novamente no motor. Depois puxe novamente e veja o nível correto do óleo. Faça isso sempre quando a temperatura do conjunto mecânico estiver fria, pois se estiver quente o óleo estará em circulação. Desta forma, não será possível aferir se o nível está baixo. Portanto, faça isso sempre pela manhã antes de ligar o veículo.
Quanto de óleo eu coloco?
Agora, é preciso saber o quanto de óleo colocar no motor. Sempre coloque o indicado pelo manual do veículo. Portanto, nunca exceda o nível máximo ou coloque menos do que o mínimo. A falta de óleo pode prejudicar o funcionamento do motor e causar danos, que custarão caro no futuro. Já se colocar uma quantidade além do previsto, esse lubrificante pode parar na câmara de combustão e prejudicar velas e, também, catalisador.
GOL COPA 1994: era a edição comemorativa mais SEM GRAÇA do clássico Volkswagen? Veja o vídeo!
O óleo é essencial. Lubrificante vencido, escuro ou insuficiente pode estragar o motor o que renderá um custo bem elevado. Faça a troca no prazo e prolongue a vida do carro com a troca de óleo correta.
*Com a colaboração Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.