Quatro em cada seis motoristas ainda não pagaram o IPVA 2024
Dados do Serasa mostram que inadimplência do IPVA chega a 42%
A inadimplência de impostos do automóvel bateu recorde esse ano de acordo com uma pesquisa. Quatro em cada seis motoristas ainda não pagaram o imposto anual do IPVA. E entre os 57,8% dos motoristas que já pagaram o tributo, mais da metade (53,2%) optou por parcelar o pagamento.
Com mais da metade do ano já transcorrida e o prazo de vencimento do IPVA em vários estados, um levantamento realizado pela Zapay, uma fintech dedicada do ramo automotivo, em parceria com o Serasa, revela que 42,2% dos brasileiros ainda não quitaram o imposto neste ano.
Além disso, de acordo com a 2ª edição do estudo “A Relação do Brasileiro com o Automóvel”, desenvolvido pelo Serasa em conjunto com o Instituto Opinion Box, 67% dos lares consideram as despesas com o automóvel entre os três maiores gastos anuais. A pesquisa ainda mostra que, para 56% da população, os gastos com veículos podem representar até 20% da renda familiar anual.
Considerando o salário mínimo em 2024 (R$ 1.412), o IPVA de um veículo avaliado em R$ 27.545,01 na tabela FIPE pode corresponder até 78% da remuneração mensal de um trabalhador em estados onde a alíquota do imposto é de 4%, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Vale lembrar que o imposto estadual deve ser pago anualmente, sendo que a metade do valor arrecadado é destinado ao município onde o veículo está registrado, enquanto a outra parte é recolhida pelo governo estadual.
“Os dados apresentados demonstram o impacto significativo que a gestão do veículo pode ter nas finanças familiares, ressaltando a importância de planejar esses pagamentos em relação aos outros compromissos financeiros regulares e de antecipar-se para aproveitar condições especiais e descontos oferecidos para quem paga pontualmente”, afirma Adalberto Da Pieve, CMO da Zapay.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.