Renault Austral: novo SUV tem nome confirmado mas Brasil é incógnita
Novidade chega ao velho continente em 2022 e há indícios de que ele pode ser oferecido aqui
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
A Renault revelou hoje para a imprensa nacional que seu novo SUV terá o nome Austral. A referência ao hemisfério sul usada especialmente em países como a Argentina dão a pista do novo produto que chega no segundo semestre de 2022. Mas para o mercado brasileiro a novidade é uma incógnita.
Com tamanho de SUV médio, a Renault confirma que o comprimento será de 4,51m. “Com o Austral, a Renault segue sua ambiciosa estratégia para reconquistar o segmento C, que começou com o Arkana e contará em breve com a chegada do Novo Mégane E-TECH Electric”, diz o comunicado da empresa. E essa referência será apenas para o mercado europeu uma vez que irá substituir o Kadjar não oferecido por aqui.
Mas há pistas na direção contrária: Sylvia dos Santos, Responsável pela Estratégia de Denominações na Direção de Marketing da marca Renault, explica: “O nome Austral também remete às cores e ao calor do hemisfério sul. Ele nos inspira a viajar, o que tem tudo a ver com um SUV, e sua pronúncia é ao mesmo tempo harmoniosa, equilibrada e fácil de articular, para um uso internacional”. Uso internacional pode apontar para uma produção no hemisfério sul, como o próprio nome do crossover indica.
A Renault ainda não revelou as formas finais do Austral mas tem na manga soluções interessantes. A primeira seria o já conhecido 1.3TCe de 170cv flex derivado da versão europeia a gasolina de 140 e 160cv. A Renault tem ainda o 1.6 ou 1.2 turbo híbrido MHEV de 280cv.
Ainda é cedo para falar do carro mas há alguma chance dele ser oferecido aqui tal como será o SUV Bigster, que será vendido na Europa como modelo médio sob a bandeira Dacia que tem a plataforma de baixo custo dos modelos Sandero, Logan, Duster, Oroch e Captur já vendidos aqui.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.