Renault testa carro da concorrência e levanta polêmica na Europa
Omoda 5 é testado na Europa pela engenharia do grupo Renault após sucesso repentino

Comprar e testar um veículo de marca concorrente é uma prática comum em todo o mundo. Porém, nesta semana, a Dacia, divisão do grupo Renault, levantou uma polêmica no continente europeu. O site espanhol Motor.Es divulgou fotos de um OMODA 5 em testes pela engenharia francesa.

E diferente de alguns anos atrás, quando uma grande montadora não se preocuparia em testar o veículo de uma marca chinesa, isso hoje é bastante plausível.

Primeiro, porque a Omoda, divisão do grupo Chery, tem feito muito barulho nos países da Europa onde já estreou. A marca já vem mais do que algumas montadoras bem tradicionais como é o exemplo do Reino Unido, Itália e principalmente na Espanha onde a Chery já anunciou uma fábrica.
Na Espanha a Omoda vendeu 1.028 unidades do SUV 5, o mesmo que também será vendido por aqui em 2025. É quase 10 vezes mais do que a Alfa Romeo que está em crise, por exemplo. Por lá o Omoda 5 a gasolina com motor 1.5 turbo custa o equivalente a 27,8 mil euros, mesmo preço de um carro compacto minimamente equipado.

Os planos da Omoda que virá ao lado da Jaecoo na América Latina são audaciosos da mesma forma. A Chery está investindo R$ 200 milhões só para estruturar uma operação no Brasil com planos de abertura de fábrica e início com 50 concessionária já no primeiro momento de vendas.













