Durante esta semana, ocorre o Salão do Japão, um evento de mobilidade que apresenta muitas novidades tecnológicas, principalmente das marcas japonesas. O R7-Autos Carros resume as principais inovações com maiores chances de chegarem em breve ao Brasil. O Japan Mobility Show abre suas portas ao público na capital de Tóquio a partir de hoje e segue até o próximo final de semana.
Mazda Iconic SP
Esportivo da Mazda com linhas arrojadas e "2 motores com eletrificação"
Carscoops ReproduçãoUm dos conceitos que mais chamou a atenção no Salão é o Mazda Iconic SP. Suas linhas dinâmicas e quase sensuais fazem deste carro um dos mais belos do evento. A marca não adiantou muitos detalhes, deixando claro que o design é seu ponto mais forte. Apenas informou que ele será eletrificado com dois motores e terá aproximadamente 365 cv. A empresa também está considerando uma versão elétrica do carro, mas, inicialmente, ele será apenas um esportivo híbrido.
Toyota FT-3e
Lexus mostrou um novo conceito de sedan cupê elétrico
Toyota DivulgaçãoA Toyota destacou em seu discurso que diversas fontes de energia estarão disponíveis no futuro. O CEO Akiyo Toyoda foi provocativo ao afirmar que "as pessoas estão encarando a realidade", referindo-se às baixas vendas de veículos elétricos em mercados como os EUA.
Ainda assim, a empresa apresentou o FT-3e, um carro elétrico, e sua variante esportiva, o FT-Se, com proposta de alto desempenho, que representa a evolução do MR2. Essas foram as principais novidades da marca no Salão do Japão. A Toyota também exibiu o IMV 0, um conceito de picape, o Land Cruiser Se e a picape monobloco UEP.
Nissan X-Trail e-Power
Nissan X-Trail já é produzido no México e forte candidato a ser vendido no Brasil
Nissan DivulgaçãoA tecnologia híbrida tem sido aguardada pelo mercado brasileiro há algum tempo. Inicialmente, era esperada no Kicks, mas o lançamento atrasou consideravelmente. Agora, parece mais evidente que a marca pode introduzir o X-Trail híbrido no mercado brasileiro. A Nissan informou a alguns veículos de comunicação presentes no evento que a estratégia dependerá da regulamentação do mercado brasileiro em relação aos produtos híbridos flex.
Mitsubishi Outlander PHEV híbrido
Primeiro modelo híbrido da marca foi confirmado para o Brasil
Mitsubishi DivulgaçãoA Mitsubishi confirmou no Japão a disponibilidade do Outlander PHEV com um motor híbrido. A nova geração contará com um motor a gasolina de 2.4 litros, que oferece 131 cv, combinado com dois motores elétricos, um com 113 cv e outro com 134 cv. O veículo terá uma autonomia de 84 km apenas no modo elétrico.
Honda Prelude
Honda Prelude ainda é um conceito e pode dar origem a um cupê híbrido
Honda DivulgaçãoEsse modelo já existiu na linha da Honda e agora retorna como um carro conceito, um sedã cupê com linhas bastante arrojadas. Os porta-vozes da Honda no Japão confirmam que ele será um carro híbrido posicionado como o topo de linha entre os automóveis da marca. No entanto, as chances de ele ser oferecido fora da Ásia são reduzidas. Inicialmente, será um sedã tecnológico japonês, de acordo com os executivos.
Suzuki
Suzuki apresentou quatro conceitos no Salão do Japão
Suzuki DivulgaçãoA Suzuki possui um amplo mercado na Ásia, incluindo Índia, Oriente Médio e outros países da Oceania, mas mantém uma presença discreta no Brasil. Durante o evento no Japão, a empresa apresentou um crossover elétrico com tração integral apelidado de "Spacia Concept," de porte compacto, o hatch compacto EWX, o Swift Concept como carro esportivo, e também uma versão elétrica da Burgman, que é um sucesso de vendas da marca.
O destaque principal da marca japonesa foi o EWX, que propõe um novo design de hatch elevado equipado com motor elétrico. No entanto, a Suzuki não divulgou mais detalhes sobre nenhuma de suas novidades.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.