Saveiro cresce, mas não é capaz de conter a Strada: veja o comparativo das picapes
Picapes compactas fazem sucesso com a Fiat na frente. Mas, de fato, é melhor e mais equipada que a Saveiro?
RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O relançamento da Saveiro em 2024 foi uma reação da Volkswagen aos bons resultados da Fiat no segmento. A VW deu uma mexida na Saveiro com foco nas versões básicas e ampliou sua produção. Já a Fiat Strada é o veículo mais vendido do país desde 2021 e líder absoluto de um segmento tradicional que mescla modelos de trabalho com versões mistas de câmbio automático que a Saveiro não tem. Mas vamos comparar as picapes tradicionais.
A Volkswagen Saveiro Robust ganhou esse nome em 2016 oferecendo uma alternativa mais simples na linha da pick-up da Volkswgen. Agora renovada ela traz a nova linha 2024 também no modelo de entrada.

O capô ficou mais alto, o para-choque mais pronunciado não recebe pintura na Robust (só na Trendline), a suspensão está 10 mm mais alta e há novas molas de duplo estágio e amortecedores.

A Robust está disponível nas versões cabine simples e dupla e incorpora controles de tração e estabilidade, indicador de direção no retrovisor, alerta de cinto, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, porta USB para recarga de smartphones e protetor de caçamba.
Preço da Cabine simples que leva 1.027 litros de carga ou 664kg: R$ 108.650 e Cabine dupla por 123,9 mil que leva 638kg ou 645 litros.

O motor é o MSI 1.6 litro 16V quatro cilindros flex aspirado de 106/116cv e 16kgfm de torque combinado com transmissão de cinco velocidades de engates rápidos e precisos.
Em dados de desempenho a aceleração de 0-100 km/h é feita em 9,9s e velocidade máxima de 181 km/h além da autonomia de 710 km com tanque de 55 litros. Neste caso, ponto para o bom desempenho da Saveiro mesmo com motor e base mais antigos.
Fiat Strada Endurance
A Strada Endurance é a equivalente da Robust com cabine simples que a Fiat chama de “cabine plus” com visual que estreou em 2020.

Igualmente simples, a Strada feita para o trabalho tem para-choques na cor preta e vem com ar condicionado, dois airbags, freios ABS com EBD, direção elétrica (não mais hidráulica), controle de tração e estabilidade e novo volante com regulagem de altura. Preço: R$ 111,9 mil.

A Endurance cabine Plus trocou o motor 1.4 Fire pelo motor 1.3 Firefly de 107cv com torque de 13,7kgfm com etanol e 13,2 kgfm com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,6 segundos e a velocidade máxima é de 171 km/h. A capacidade da caçamba é de 1.354 litros com 650 kg. Embora com maior volume de carga, a Strada é mais lenta e não viaja tão rápido quanto a rival.

Conclusão
A Saveiro chega renovada, mas com uma mudança sutil de conteúdo. Sua geração é bem antiga, de 2008, e embora bem equipada, mais barata e com melhor desempenho que a rival, perde na capacidade de carga e itens já antiquados como direção hidráulica e pelo fato de não trazer controle de tração e estabilidade de série.
Ambas Pickups tem dois airbags e freios ABS de série que são itens obrigatórios, mas só a Saveiro tem freio a disco nas quatro rodas.

Na prática, quem espera por um veículo mais moderno e com maior capacidade de carga em volume terá a Fiat Strada como melhor pick-up. Ela leva maior volume, traz controle de tração e estabilidade de série e direção elétrica.

O custo é equivalente, sendo a Strada até mais cara na tabela. Porém, a Fiat sempre dá generosos descontos para vendas diretas, o que posiciona a Strada como um veículo sempre disponível nas concessionárias.

Em julho de 2025 vendeu quase 13 mil unidades enquanto a Saveiro vendeu metade disso. Ainda que a Volkswagen tenha elevado a produção da Saveiro, esta não foi páreo para a conter a Strada até hoje.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
