Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Scania mostra nova base para ônibus elétricos na Europa

Novos ônibus serão usados em viagens urbanas e interestaduais

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News

Enquanto o Brasil começa a receber com maior velocidade os ônibus elétricos a bateria o mercado europeu já ganha essa tendência com mais força.

Modelos elétricos a bateria da Scania na Buss World 2025 Scania Divulgação

A Scania revelou em Bruxelas (Bélgica), sua nova plataforma elétrica para ônibus de olho na tendência da eletrificação.


A nova arquitetura da marca sueca mostra a intenção da fabricante de atuar em novos segmentos voltados ao transporte urbano e intermunicipal.

Modelos elétricos a bateria da Scania na Buss World 2025 Scania Divulgação

O novo sistema elétrico da marca permite diferentes configurações e servirá de base para os primeiros ônibus rodoviários elétricos a bateria (BEV) da Scania. Os modelos oferecem autonomia de até 600 km e capacidade de bagagem semelhante à dos veículos a combustão, sendo indicados para linhas de média distância.


A plataforma utiliza componentes já conhecidos da Scania, incluindo motor elétrico, baterias e interface de recarga. O conjunto pode atingir 449 cv de potência máxima e conta com bateria bruta de 534 kWh, sendo 480 kWh de capacidade útil.


São Paulo celebra entrega do milésimo ônibus elétrico

Os veículos são compatíveis com carregadores de até 325 kW (500A), permitindo flexibilidade de instalação conforme o tipo de operação e a infraestrutura disponível.

Marcopolo entra na C.A.S.E e reforça liderança climática brasileira ABC do ABC

De acordo com a fabricante, a nova arquitetura também pode ser adaptada para aplicações urbanas, escolares e turísticas, além de sistemas BRT (Bus Rapid Transit). O produto será destinado a mercados da América do Sul, África e Ásia.


✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.