Scania mostra nova base para ônibus elétricos na Europa
Novos ônibus serão usados em viagens urbanas e interestaduais
Enquanto o Brasil começa a receber com maior velocidade os ônibus elétricos a bateria o mercado europeu já ganha essa tendência com mais força.

A Scania revelou em Bruxelas (Bélgica), sua nova plataforma elétrica para ônibus de olho na tendência da eletrificação.
A nova arquitetura da marca sueca mostra a intenção da fabricante de atuar em novos segmentos voltados ao transporte urbano e intermunicipal.

O novo sistema elétrico da marca permite diferentes configurações e servirá de base para os primeiros ônibus rodoviários elétricos a bateria (BEV) da Scania. Os modelos oferecem autonomia de até 600 km e capacidade de bagagem semelhante à dos veículos a combustão, sendo indicados para linhas de média distância.
A plataforma utiliza componentes já conhecidos da Scania, incluindo motor elétrico, baterias e interface de recarga. O conjunto pode atingir 449 cv de potência máxima e conta com bateria bruta de 534 kWh, sendo 480 kWh de capacidade útil.

Os veículos são compatíveis com carregadores de até 325 kW (500A), permitindo flexibilidade de instalação conforme o tipo de operação e a infraestrutura disponível.

De acordo com a fabricante, a nova arquitetura também pode ser adaptada para aplicações urbanas, escolares e turísticas, além de sistemas BRT (Bus Rapid Transit). O produto será destinado a mercados da América do Sul, África e Ásia.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














