Teste: nova Honda Transalp 2026 revive bons tempos com mais tecnologia
Big Trail traz uma opção abaixo da Africa Twin e surpreende pelo torque do novo motor

A Honda revive o espírito da aventureira Transalp em um momento crucial para a marca. As Big Trail vem crescendo no país porém a Honda surfa melhor em segmentos de entrada e por isso acelerou dois novos projetos: a nova Hornet e a nova Transalp, ambas compartilhando o novo motor 755cc da marca. O R7-Autos Carros fez um teste no evento de lançamento realizado em Santa Catarina na última semana. A nova trail da Honda Nova Honda Transalp A nova XL750 Transalp 2026, modelo que resgata o espírito da clássica Transalp XL700V — vendida no Brasil entre 2011 e 2014 — retorna ao catálogo com foco em versatilidade, uso urbano e viagens longas. A nova geração se inspira no conceito original, que ficou marcado pelo conforto, pela suspensão de longo curso e pelo equilíbrio entre agilidade e capacidade em terrenos irregulares.

O design traz influência direta da Africa Twin, com conjunto óptico duplo em LED e carenagem superior com duto central de desvio de ar, combinada a um para-brisa fabricado em material sustentável Durabio. A posição de pilotagem é ereta, o assento tem 855 mm de altura e o painel TFT colorido de 5 polegadas permite personalização de informações e modos de pilotagem. O sistema ESS sinaliza frenagens bruscas, e os piscas contam com cancelamento automático.

A nova Transalp utiliza um motor bicilíndrico paralelo de 755 cc, compartilhado com a CB750 Hornet, ajustado para entrega de torque em médias rotações. Ele produz 69,3 cv e 7,04 kgfm, opera com cabeçote Unicam e oferece seis modos de pilotagem, incluindo opções configuráveis que permitem ajustar potência, freio-motor, controle de tração e atuação do ABS.

Na ciclística, a XL750 aposta em um chassi de aço tipo Diamond, leve e reforçado, com subchassi integrado. A suspensão dianteira é uma Showa USD de 43 mm com 200 mm de curso, enquanto o conjunto traseiro Pro-Link traz amortecedor regulável com 190 mm. As rodas raiadas montam pneus 21” na dianteira e 18” na traseira, com freio dianteiro de disco duplo e disco único na traseira.

A marca também oferecerá uma linha de acessórios originais, incluindo top box de 50 litros, malas laterais, cavalete central, protetores, para-brisa alto e faróis de neblina. A Transalp contará ainda com uma coleção para pilotagem desenvolvida em parceria com a Alpinestars.Teste na estrada e fora dela Rodar com a Transalp na estrada é conviver com o novo ainda que traga de volta a velha roupagem tricolor. A herança com a antiga trail é apenas visual. Se nota uma construção sólida e ao mesmo tempo leve com uma tocada mais fácil, diferente dos modelos antigos de cadência longa apenas para altos giros e posição apta apenas para os pilotos de maior estatura.

O banco tem 85cm de altura e permite que um piloto de 1,70m possa conduzir com tranquilidade a Transalp. Arisca e leve, a moto também se destaca pela entrega de potência e torque com baixo giro e também em alta onde ela se destaca. A 6.500rpm, a Transalp ainda tem muito fôlego e requer certo cuidado.

Basta ajustar o freio motor e também a entrega de potência no pratico manete no guidão para ter respostas mais suaves se necessário. Em trechos de reta pela estrada ela supera facilmente os 130km/h chegando perto dos 190 de máxima. A embreagem assistida e deslizante também é dócil assim como os engates. Fora da estrada a Transalp tem seu valor com controle do ABS, permitindo uma distribuição uniforme da potencia em prol do equilíbrio.A Transalp renasce com intuito de mostrar ao piloto da Honda que subir de categoria dentro da marca agora é possível. A distância entre uma motor menor e uma África Twin agora é uma Transalp. Mas ela traz ainda mais conforto para sair da estrada, algo que uma NC750 ainda não faz com a mesma destreza. Para quem gosta do espírito retrô a Transalp só tem o mesmo porte pois toda a tecnologia e conectividade agora são itens de série. A Honda XL750 Transalp 2026 é vendida preço sugerido de R$ 65.545 (base SP, sem frete). A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, com Honda Assistance válido em seis países da América do Sul. Faz parte das 7 grandes novidades que a Honda vai lançar no mercado nacional este ano.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














