Resumindo a Notícia
- The Specialist funciona há 25 anos na zona sul de SP
- História de paixão pela marca começou com família paulista há quase 50 anos
- Veículo clássico ainda é preservado pela família
- Banco de dados auxilia no diagnóstico de problemas comuns dos clientes
Oficinas especializadas em veículos premium há muitas mas no universo monomarca há poucas em relação ao total de mecânicos do país. Há 25 anos, a oficina The Specialist, especializada como o nome supõe em carros da marca Land Rover, desenvolveu um método próprio para descobrir (e resolver) os problemas comuns dos carros da marca.
Compra e manutenção requer atuação preditiva e preventiva
Land Rover DivulgaçãoE na hora de comprar um Land Rover usado o histórico de manutenção é fundamental. E a oficina The Specialist desenvolveu um método próprio com auxílio da tecnologia para fazer a manutenção nos carros da marca. Ele é baseado nas mais de 42 mil ordens de serviço já atendidas pela oficina.
"Cruzamos informações como o perfil de uso do carro, dados do projeto daquele veículo e criamos uma revisão preventiva técnica", diz Felipe Fraga, um dos diretores da The Specialist. Ao lado do pai e fundador da oficina, Luiz Fraga, Felipe mostra os dados de um estudo bem detalhado sobre o que deve ser visto e revisado nos modelos Land Rover.
Manutenção na The Specialist, que só atende linha Land Rover
Marcos Camargo Jr
"Entendemos que existe a revisão preventiva, preditiva, corretiva e proativa, com dados bem assertivos que nem mesmo a marca possui e nós temos aqui", explica Luiz Fraga.
A paixão pelos veículos da marca inglesa vem de longe. O pai de Luiz Fraga, um empresário do ramo de cromeação, tinha um sítio em Parelheiros, extremo sul de São Paulo, e levava os insumos para a propriedade a bordo de um Ford Galaxie. No caminho para a propriedade, viu um antigo Land Rover que parecia ser um veículo robusto para aquela finalidade. "Com insistência meu pai comprou o Land Rover, que depois foi reformado e bem mantido, virando uma paixão a ponto de termos oito ou nove veículos da marca em casa", afirma Fraga.
Um Série 1 como esse foi o primeiro veículo Land Rover da família Fraga nos anos 1970
hairpin Collection reproduçãoAssim, a família desenvolveu paixão pelos carros e sempre era consultada sobre a manutenção, reformas e outros cuidados com os utilitários. Fraga atuou em várias empresas do ramo automotivo e fora dele. Nos anos 1980 tinha em casa um Fusca e o mesmo Land Rover que pertenceu ao seu pai e no início dos anos 1990, após a abertura econômica, abriu uma concessionária. Só no fim da década resolveu abrir uma oficina especializada.
Oficina atende todos os modelos da linha (e conhece seus problemas comuns)
Marcos Camargo JrNo começo atendeu outros veículos fora de estrada das linhas Toyota e Mitsubishi. Mas observando como essas empresas se estruturavam no pós-venda, resolveu focar apenas a linha Land Rover.
Tenacidade
Como engenheiro de formação, Luiz Fraga desenvolveu uma série de estudos e com a atenção dedicada aos clientes buscou atualização dos instrumentos da oficina. "Em 2001 comprei um scanner me antecipando para atender esses veículos da marca. Criei também algumas soluções internamente após a observação de alguns problemas como o da bomba d´água que gerava trinca em muitos carros e assim criamos um sensor de nível de água", conta animado.
Sede da The Specialist em São Paulo
Marcos Camargo JrA The Specialist já mira a chegada dos veículos híbridos e elétricos. Luiz e Felipe conhecem outros donos de oficinas especializadas na Europa e acompanham a evolução desses carros no grupo Jaguar Land Rover. Afinal, em breve esses carros já não estarão mais nas concessionárias e os seus donos vão procurar mecânicos independentes com o conhecimento necessário para a manutenção do dia a dia.
Agradecimento e contato: The Specialist
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.