Autos Carros Últimos táxis Crown Victoria deixam de circular em Nova York

Últimos táxis Crown Victoria deixam de circular em Nova York

Chega ao fim a era desses clássicos sedãs americanos 

  • Autos Carros | Marcos Camargo Jr.

Resumindo a Notícia
  • Desde 2019, a comissão de trânsito estabeleceu o fim dos modelos com motor V8.

  • Mas uma comissão de taxistas negociou para que a substituição fosse gradual.

  • Último Checker a circular em Nova York prestou serviços até 1999.

Modelos rodam por NY

Modelos rodam por NY

internet/reprodução

Nova York sempre se caracterizou pelos famosos táxis amarelos. Mas esse símbolo dos carros americanos deixou as ruas. Os dois últimos Ford Crown Victoria que ainda circulavam por lá receberão a esperada aposentadoria.

Últimas unidades foram feitas em 1970

Últimas unidades foram feitas em 1970

Classic american magazine/Reprodução

Desde 2019, a comissão de trânsito estabeleceu que os Crown Victoria com motor V8 e tração traseira não poderiam mais circular na cidade. Mas uma comissão de taxistas negociou para que a substituição fosse gradual. Assim, alguns modelos ainda duraram até o início deste ano. Ravinder Sharma comprou o seu "Crown Vic” ano 2011 em 2012 e rodou 880 mil quilômetros nos últimos 11 anos. Haroon Abdullah comprou o seu carro em 2013 e já rodou 780 mil quilômetros. Os dois eram os últimos táxis desse modelo que ainda atendiam passageiros na Big Apple.

The Guardian/Reprodução

Antes dos Crown Victoria, a cidade de Nova York tinha como símbolo as antigas gerações do Ford, além do Caprice, produzido pela Chevrolet. Antes ainda, como ícone da cidade, os táxis eram do modelo Checker Cab, um veículo exclusivo que teve várias gerações, a mais famosa lançada em 1961.

Crown Victoria dos anos 1980

Crown Victoria dos anos 1980

American Classic magazine/Reprodução

Esses carros tinham motor V8 Chevrolet ou Dodge com tração traseira e plataforma modificada para oferecer maior espaço interno. A partir de 1970, com a falência da Checker, Nova York passou a usar os modelos sedã Chevrolet Caprice e, depois, Ford Crown Victoria. O último Checker a circular em Nova York prestou serviços até 1999.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas