Um ano depois do Brasil, EcoSport sai de linha nos Estados Unidos
Modelo era produzido na Índia e será descontinuado após quatro anos seguindo estratégia global de focar em SUVs e pick-ups
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

O compacto Ford EcoSport sairá de linha nos Estados Unidos em maio onde era abastecido pela fábrica de Chennai, na Índia, cujo fechamento foi anunciado em setembro de 2021. Com a decisão o crossover também deixará de ser oferecido no México e Canadá. A informação é do site Ford Authority que trouxe mais alguns detalhes dessa decisão.

Apesar dos bons índices de venda (em 2021 foram vendidas 60.545 unidades do EcoSport nos Estados Unidos) com o quinto lugar entre os crossovers compactos, o EcoSport será vítima da estratégia da marca em oferecer apenas crossovers e pickups de maior porte enquanto modelos compactos de baixa lucratividade foram tirados de linha.

No mercado norte-americano o EcoSport é vendido com motor 2.0 Duratec de 168cv (que era vendido aqui na versão Storm com tração integral) associado ao câmbio automático de seis marchas. A versão 1.0 turbo EcoBoost já tinha sido descontinuada.

O fim do EcoSport é a sequência de outros modelos que deixaram de ser oferecidos localmente como o Aspire, um mini sedã, Freestyle e Endeavor. O Ford Ka foi o primeiro a ser descontinuado ainda em 2021. Com a medida 4.000 pessoas foram dispensados enquanto 600 seguirão atuando em uma linha de montagem de motores e centro de peças. A Ford disse ter acumulado US$ 2 bilhões em prejuízos desde 2011, cerca de R$ 12 bilhões.

No entanto, o EcoSport seguirá em linha na Europa sendo abastecido pela fábrica na Romênia e que atende os mercados do Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália e França. Na Europa, alás, a Ford segue firme e forte com a oferta de modelos pequenos.














