Vai instalar multimídia no carro? Veja esses cuidados essenciais
Equipamentos têm grande variação de preço e podem exigir o uso de molduras e conectores que podem encarecer tudo ainda mais: veja as dicas
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Multimídia é um equipamento quase que necessário nos dias de hoje. No entanto, apenas há alguns anos os veículos passaram a contar com esse prático equipamento no painel do carro e quem tem um veículo mais antigo também pode atualizá-lo, pois há inúmeras opções no mercado.
Mas quais são os cuidados antes de comprar e também ao instalar uma multimídia no veículo? O R7-Autos Carros lista todos os cuidados ao instalar esse equipamento.
Qual modelo escolher
Antes de chegarmos ao passo a passo é preciso esclarecer que há uma infinidade de modelos à venda no mercado de acessórios. As multimídias mais simples têm 7 polegadas e usam sistema Android simplificado e há modelos mais completos que rodam sistemas Octa Core (processamento), tem tela de vidro de alta resolução, se integram às câmeras Full HD e permitem conexão com vários aplicativos e celulares tendo 12 e até 16 polegadas em alguns casos. Vamos às dicas:

Verifique a compatibilidade
Certifique-se de que a central multimídia escolhida é compatível com o modelo e o ano do seu carro. Não basta ter o tamanho correto para o compartimento do painel. Alguns equipamentos exigem sistema elétrico dedicado e modelos mais antigos não permitem a instalação de alguns tipos de equipamentos.

Defina suas necessidades e orçamento
Pense nos recursos que você realmente precisa, como GPS, câmera de ré, espelhamento de celular (Apple CarPlay ou Android Auto). Em geral, uma multimídia mais equipada será mais prática e mais rápida ao responder os comandos. Mas, é preciso definir bem o orçamento. Há modelos simples que tem 5 polegadas ou completos com tela vertical de 16 polegadas. Mas ela não vai caber em todo e qualquer veículo.
Considere a Qualidade
Escolha marcas conhecidas que ofereçam garantia e suporte técnico para evitar problemas futuros. Geralmente, alguns consumidores são atraídos por bons preços, mas esses equipamentos podem ser importados sem procedência e em caso de defeito será complicado remover a multimídia para levar à assistência, e isso se houver peça de reposição.

Durante a instalação, preze pela qualidade
Mesmo que pareça simples, o ideal é contratar um instalador de som. A instalação envolve complexidades elétricas e eletrônicas que exigem conhecimento técnico, por isso, não confie em qualquer pessoa para fazer o serviço. É preciso medir a voltagem, conectar o equipamento ao chicote elétrico do veículo e também nas saídas de alto falante ou subwoofer.

Verifique o espaço do painel que irá receber a multimídia
Antes de comprar o equipamento, verifique se há moldura para ele e se a moldura é compatível. Existem muitos fabricantes e importadores, mas considere sempre esse fator e esse custo adicional.

Ao instalar ou contratar algum instalador, verifique alguns cuidados
O primeiro é desconectar a bateria. Conecte o chicote da nova central ao chicote do carro usando adaptadores. Evite cortar e emendar fios para não comprometer as funções originais do veículo ou a garantia. Geralmente, existem conectores vendidos no mercado que fazem esse papel e protegem o sistema elétrico do carro. Muitas vezes, esses conectores são caros, por isso defina sempre o orçamento considerando a moldura e também a exigência de conectores extras.

Após instalar a multimídia, faça um teste de todas as funções: reconecte a bateria e verifique o funcionamento do som, da tela, do Bluetooth, do GPS, da câmera de ré e de outros recursos. Guarde o certificado de garantia para o caso de qualquer necessidade.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













