Venda da série de despedida do Volkswagen Gol esgota em 30 minutos
Versão de despedida tem visual inspirado em modelos dos anos 1980, pacote Urban e motor 1.0 de 84cv
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
Logo após a apresentação do Gol Last Edition e da abertura da pré-venda online, a edição final do carro foi esgotada em pouco mais de 30 minutos. O modelo marca a despedida do GOL do mercado nacional após três gerações e 42 anos de história. O preço da novidade? R$ 95.990.
O Gol Last Edition foi confirmado pela Volkswagen há alguns meses, abrindo espaço para o lançamento do Polo Track, o novo modelo de entrada da marca, baseado na plataforma MQB e cuja produção será concentrada em Taubaté (SP).
A edição final tem um pacote específico de acabamento e a cor vermelho sunset nas 650 unidades disponíveis ao mercado brasileiro, enquanto outras 350 serão destinadas à exportação. Entre os detalhes estão adesivos específicos da versão, uma faixa preta que liga as lanternas traseiras — alusivas ao primeiro gol esportivo, o GT dos anos 1980 — e um adesivo na coluna C com desenho similar ao da roda orbital, clássico do Gol GTI que estreou em 1988.
O Gol Last Edition é baseado no pacote Urban do hatch, que inclui itens de série como o multimídia Composition Touch, rodas de liga leve e retrovisores com tilt down, entre outros. Nessa versão, o motor é o 1.0 três cilindros aspirado com 84cv e 10kgfm de torque associado ao câmbio manual de cinco marchas.
São itens de série no Gol Last Edition: ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores com ajuste elétrico, computador de bordo, retrovisor com tilt-down do lado direito, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia Composition Touch. Sobre o porta-luvas, as mil unidades do Gol são numeradas, e a Volkswagen vai preservar a milésima unidade do carro em seu acervo particular.
No evento de apresentação do Gol Last Edition, a Volkswagen mostrou mais carros antigos da Garagem VW. Atualmente com 36 unidades, foram incorporados à mostra modelos como os últimos Santana, Apolo e Gol 1980 (que foi o primeiro modelo de placa preta do país), entre outros. A iniciativa voltará a ocupar um espaço na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), mas não estará aberta ao público, e sim a clubes e confrarias de fãs de carros antigos ligados à marca.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.