Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra 45 anos de atuação no mercado
Marca de pesados começou a atuar no pais em 1981 usando estrutura da antiga Chrysler
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) completa 45 anos desde a criação de sua razão social. Ao longo dessa trajetória, a empresa se consolidou como uma das principais fabricantes globais de veículos comerciais, com investimentos superiores a R$ 7,5 bilhões desde o início das operações, em 1981, e o desenvolvimento de mais de cem modelos que marcaram o setor.

Atualmente presente em mais de 30 países, a VWCO se destaca por sua estratégia de soluções sob medida, baseada no conceito “menos você não quer, mais você não precisa”. Essa filosofia contribuiu para que a marca alcançasse a liderança no mercado brasileiro de caminhões há 22 anos, seu principal mercado, e mantivesse posição de destaque também no segmento de ônibus.

No transporte de passageiros, a empresa é vice-líder histórica desde o lançamento de seu primeiro chassi de ônibus. Nos mercados internacionais, a VWCO é reconhecida pela combinação de qualidade, baixo custo operacional e forte estrutura de pós-vendas.

A rede de concessionárias é outro pilar da operação, com mais de 350 pontos de atendimento distribuídos por três continentes, sendo cerca de 150 no Brasil.

Essa estrutura sustenta um ecossistema com mais de dez serviços integrados, adaptados às necessidades dos clientes e ao portfólio atual de aproximadamente 50 modelos de caminhões e ônibus.

A linha de produtos inclui as famílias Delivery, Constellation e Meteor, voltadas ao transporte de cargas, e Volksbus, destinada ao transporte de passageiros. A empresa também avança na eletrificação, com os modelos e-Delivery e e-Volksbus. Considerada a fabricante dos maiores veículos Volkswagen do mundo, a VWCO tem capacidade produtiva anual de até 100 mil unidades.

Ao longo de sua história, a empresa já colocou mais de 1,25 milhão de veículos em circulação. A família Worker, produzida por mais de duas décadas, responde por 433 mil unidades. Em seguida aparecem os Constellation, com cerca de 373 mil veículos, e os Delivery, que somam aproximadamente 220 mil unidades. Os Meteor, mais recentes no portfólio, já ultrapassam 20 mil caminhões em circulação, enquanto os modelos MAN totalizam 10 mil unidades. No transporte de passageiros, a família Volksbus acumula cerca de 194 mil ônibus produzidos.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












