Volkswagen ID. Polo elétrico resgata painel digital retrô inspirado nos anos 1980
compacto resgata painel e traz de volta botões físicos e até “toca fitas” em futura versão
O Volkswagen ID.Polo elétrico compacto da Volkswagen, revela um painel digital com visual retrô inspirado em modelos clássicos da marca dos anos 1980, integrando tecnologia moderna com referências visuais históricas. O painel com mostradores quadrados é inspirado no Polo dos anos 1980 e também esteve no final da década presente nos Volkswagen brasileiros até os anos 1990.

A nova filosofia de cabine marca um ponto de mudança no design de interiores dos carros elétricos da marca — e nasce da resposta direta a um dos principais feedbacks dos clientes que reclamavam dos excessivos botões na tela sem comandos físicos.
Painel digital com “modo retrô”

O novo ID. Polo mantém um display digital principal de 10,25 polegadas para o painel de instrumentos atrás do volante e uma tela multimídia de quase 13 polegadas no centro do painel.
O diferencial está na possibilidade de alternar o estilo de exibição dos instrumentos para um modo retrô, evocando os visores e gráficos dos velocímetros e conta-giros dos Volkswagen clássicos Esses elementos incluem indicadores estilizados e animações que lembram até um toca-fitas na tela para delírio dos saudosistas.

Combinação de digital e físico
Os principais controles — como volume, climatização e alertas — retornam na forma de botões e interruptores tangíveis, além de um botão giratório para volume e seleção de faixas/estações. Isso melhora a ergonomia e reduz distrações, já que o motorista pode achar funções essenciais sem depender exclusivamente de menus digitais.

No volante também voltam controles físicos agrupados, substituindo os toques sensíveis que muitos usuários criticaram em gerações anteriores — especialmente no ID.3.
O papel do ID. Polo no futuro elétrico da Volkswagen

O ID. Polo, baseado na plataforma MEB+ e terá três opções de motores elétricos: 114, 133 e 208cv podendo ter até mesmo uma versão “RLine” ou “GTI” de 233cv e baterias LFP de 37kwh ou até 52kwh de NMc para autonomia de até 500km de acordo com os primeiros dados da Volkswagen.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











