Volkswagen pausa novos projetos por crise financeira, diz jornal alemão
Crise causada por uma perda de mercado do grupo Volkswagen nos últimos anos reduziu margens após o encolhimento das vendas

A Volkswagen decidiu parar o desenvolvimento de novos modelos enquanto não resolver uma crise financeira sem precedentes na Europa. Segundo o jornal alemão Bild, uma previsão interna de déficit de 11 bilhões de euros (o que corresponde a quase R$ 70 bilhões) levou o conselho a interromper novos projetos.

A crise causada por uma perda de mercado do grupo Volkswagen nos últimos anos reduziu margens após o encolhimento das vendas. Estima-se que a montadora tenha perdido cerca de meio milhão de unidades desde a pandemia.

A situação se complicou por vários fatores. A Volkswagen apostou forte na eletrificação, mas os modelos como ID.4, ID.Buzz e ID.3 não venderam como o esperado. A marca também não desenvolveu modelos híbridos com a mesma agilidade dos concorrentes e isso se replicou em marcas como Audi e Porsche, levando a uma crise.

Além disso, na China, a eletrificação rápida com carros mais baratos levou a uma grande perda de mercado - tanto que agora a Volkswagen está apostando em marcas locais e joint-ventures para se recuperar. Até mesmo a Audi lançou uma nova marca (chamada AUDI) com proposta mais jovial e de carros mais acessíveis para reverter a situação.

Voltando ao mercado europeu, a Volkswagen já tem 160 bilhões de euros reservados para novos projetos, mas, segundo o Bild, a ordem interna é “parar as máquinas” diante deste novo cenário. Uma nova reunião do conselho está marcada para dezembro, o que pode destravar a situação com acionistas.

No Brasil, a situação da Volkswagen é boa. A marca está em um ciclo de R$ 16 bilhões em investimentos, o que deverá resultar em 16 novos veículos, incluindo modelos inéditos como a picape Udara, que chega em 2026.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











