Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Volvo Caminhões e Ônibus alcança meio milhão de unidades produzidas no Brasil

Fábrica no país está no fino de um ciclo de investimentos de R$ 1,5 bilhão

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
Volvo Caminhões e Ônibus alcança meio milhão de unidades produzidas no Brasil Volvo/Divulgação

A Volvo celebrou um marco histórico na indústria automotiva brasileira ao alcançar a produção acumulada de 500 mil caminhões e ônibus em sua fábrica de Curitiba (PR). O número, divulgado recentemente, mostra a evolução da unidade em 46 anos de atuação. A fábrica no país está no fino de um ciclo de investimentos de R$ 1,5 bilhão.


Volvo Caminhões e Ônibus alcança meio milhão de unidades produzidas no Brasil Volvo/Divulgação

Ainda que não produza automóveis a Volvo é uma das principais fabricantes de veículos pesados no país.

Volvo Caminhões e Ônibus alcança meio milhão de unidades produzidas no Brasil Volvo/Divulgação

A unidade iniciou suas operações em 1979 com a montagem do chassi de ônibus B58 e, no ano seguinte, passou a produzir caminhões a partir do modelo N10. Desde então, a fábrica expandiu sua capacidade industrial e tecnológica, incorporando a fabricação de motores, transmissões, cabines e a montagem final dos veículos, além de concentrar a gestão de negócios da marca para toda a América Latina.


Volvo Caminhões e Ônibus alcança meio milhão de unidades produzidas no Brasil Volvo/Divulgação

Ao longo de mais de quatro décadas, a Volvo consolidou sua presença com produtos que se tornaram referência no mercado, incluindo caminhões pesados e semipesados, além de chassis urbanos e rodoviários. A unidade brasileira também se destacou por projetos pioneiros, como os primeiros ônibus biarticulados produzidos em série no mundo em 1992 e a adoção de motores eletrônicos em caminhões nacionais ainda em 1996. O novo marco chega em um momento de renovação de portfólio, já que a fábrica iniciou a produção da linha 2026 do FH, que incorpora sistemas de inteligência artificial, novos pacotes de segurança e avanços em produtividade. Paralelamente, Curitiba se tornou o centro global responsável pelo chassi elétrico BZRT, desenvolvido para ônibus articulados e biarticulados, voltado à operação com zero emissões e ampliando a participação brasileira na estratégia mundial de eletrificação do grupo.A produção de meio milhão de veículos reforça a importância da operação da Volvo no Brasil e seu peso nas exportações para países latino-americanos, como Chile, Peru e, mais recentemente, México.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.